Como o prometido aqui está a continuação da primeira parte da introdução a célula, uma parte dedicada a estrutura e algumas funcionalidades da qual a célula faz. Abordarei de forma superficial o tema, de maneira que todos possam entender a essência do texto...
Comecemos então pelo citosol, espécie de líquido que preenche a célula em seu interior, também muitas vezes chamado de matriz citoplasmática. É nesse citosol que encontramos as estruturas do interior da célula que ficam dispostas, conhecida como organelas. Essas organelas são estruturas que possuem uma membrana em volta, ou seja, seu conteúdo fica rigorosamente separado do citoplasma. No entanto existem casos especiais, como dizem na biologia "a única constante é uma variável". Essas exceções são os ribossomos, citoesqueletos e centríolos; classificados assim como organelas sem membranas, na verdade não existem uma classificação exatamente para isso, mas achei que seria didático explicar dessa forma. Essas três estruturas merecem capítulos especiais separados para explicar detalhadamente as interações que desempenham na células, principalmente os centríolos que tem um comportamento um tanto bizarro.
Curiosamente as membranas das organelas são formadas por lipídios e proteínas, isso faz sentido quando sabemos que em media 80% do citosol celular é formado por água, o restante é sais minerais, proteínas e aminoácidos. Ou seja, uma interação hidrofóbica entre o citosol e a membrana de uma organela. Pois bem, é importante ressaltar aqui, que, todas as células do nosso corpo possuem todas as organelas, o que diferencia é na quantidade de organelas. Justamente essa quantidade é o que faz cada célula do nosso corpo desempenhar funções distintas. Falarei disso talvez mais tarde em capítulos posteriores.
Para quem quer se aprofundar mais nesse tema, indico um livro excelente; Biologia Molecular da Célula - Bruce Alberts e outros.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Coisas Para Cursar Ciências Biológicas.
No FicciónAssuntos relacionados a ciências biológicas, de forma simples para que todos possam entender os conceitos que sondam esse campo de estudo.