A informação que carregamos.

209 9 0
                                    

O DNA, é uma molécula orgânica que fica confinada  dentro de uma organela. Essa molécula de DNA assume uma conformidade de dupla hélice, devido as forças elétricas que atuam distorcendo algumas regiões. 

DNA  é uma abreviação do inglês Deoxyribonucleic acid, que no português significa Ácido Desoxirribonucleico.

Essa pequena introdução não diz respeito a funcionalidade dessa molécula, para entrar nesse tema vamos ilustrar um pouco o conceito. Creio que a maioria dos leitores saibam o que é DNA, ou pelo menos já ouviram falar sobre ele. DNA é uma molécula extremamente grande e negativa, um ácido, e, é nela que carregamos todas nossas informações genéticas, ou seja, nossa aparência, e coordena todas as funções celulares (por exemplo: a síntese proteica).

Ilustrando a funcionalidade dessa molécula, compreendes agora a real importância dela. Entretanto ela não só reflete no ponto de vista genético mas também reflete no ponto de vista taxonômico¹, como os seres procariotos e eucariotos.

Um DNA é formado por milhares de bases nitrogenadas, no entanto só existem quatro bases que formam o DNA, são: Adenina, Timina, Guanina e Citosina. Essas Bases nitrogenadas ligam-se no carbono 1 de uma ribose, essa ribose é um açúcar, porém está sem o oxigênio no carbono 2, por isso: "des"=sem "oxi"=oxigênio "ribo"=ribose cujo açúcar tem 5 carbonos, como classificaram ela no núcleo celular a parte da palavra "nucleio" fica fácil distinguir da onde veio, espero que tenha ficado intuitivo as explicações acima.

A base nitrogenada liga-se a um açúcar pelo carbono 1, e por fim, um fosfato liga-se ao carbono 5 da ribose, essa reação é muito importante que aconteça, é chamada de fosforilação. Essa reação permite que o fosfato faça uma outra ligação com outra ribose, mas uma vez que já foi feita no carbono 5 a ligação, o grupo fosfato liga-se no carbono 3 de uma outra ribose, fazendo assim uma cadeia. 

Dedico esse paragrafo final para os amantes de bioquímica, e para aqueles que não querem se aprofundar no tema sugiro que ignore esse paragrafo, gosto de avisar com antecedência para que não se arrependam depois de ter lido. Uma definição mais precisa do açúcar que forma o DNA seria chama-la de aldopentose; porque o grupo carbonil (C=0) esta na extremidade, ou seja, é uma aldose, como  a ribose é um açúcar de cinco carbonos, dai vem o penta, importante lembrar que o sufixo "ose" é dado para os monossacarídeos e os dissacáridos, a ribose é um monossacárido, por isso é uma aldo+pent+ose.   


Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 25, 2018 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Coisas Para Cursar Ciências Biológicas.Onde histórias criam vida. Descubra agora