De longe se ouvia a conversa tediosa e paralela dos três homens decadentes.
Sentados em uma das muitas mesas de toalha vermelha, matavam o tempo relembrando o passado.- Ainda lembro daquele enfadonho dia em que a ideia de criar o teorema me atingiu - dizia Tales amargamente.
Ouviu- se uma risada sarcástica, logo após a frase ser dita.
- É a minha vez de contar a história Pitágoras! - disse Tales com reprovação.
Pitágoras levantou as mãos em sinal de redenção - Mas é claro meu amigo!
- Ah parem os dois, de novo não. - disse o outro Homem com resignado.
- Comece logo a história Tales!
- Sim, está certo Euclides. - concordou Tales.
- Eu nasci em Mileto, uma bela cidade de colônia grega. Desde jovem já fui considerado louco e estranho, isso apenas por não entenderem as minhas ideias. Descobri a igualdade dos ângulos da base do triângulo isósceles e antecipei muitas teorias evolucionistas. - ele dá uma risada nostálgica - Hoje sei que fui considerado por Aristóteles o primeiro filósofo!!
- Ah por favor, quanta enrolação, conte logo a história! - apressou Pitágoras.
Tales apenas o olhou com desgosto e suspirou pesadamente.
*flashback 1*
" Foi em um belo final de tarde enquanto eu caminhava pela feira e admirava os ângulos que o sol cobria que tropecei e cai em um buraco!
Ainda lembro de gritar por socorro, mas todos apenas riam.
E fiquei deitado dentro daquele buraco enquanto observava o sol, e logo após a lua e as estrelas. E foi olhando para elas que finalmente tive a ideia de criar o teorema.
E por sorte no amanhecer do outro dia uma jovem finalmente me ajudou a sair do buraco.
Retornei para a escola de mileto - um olhar de rancor para Pitágoras foi lançado - eufórico para colocar no papel minhas descobertas.
Infelizmente tive a inocência de compartilhar com meu aluno Pitágoras minhas ideias. Na mesma hora vi o brilho de cobiça em seus olhos. "Meu teorema foi roubado de mim - Tales disse aos gritos.
- Acalme-se seu descontrolado - xingou Pitágoras. - Agora é a minha vez de contar a minha versão da história.
" Deixe- me pensar.. eu nasci na ilha de Samos, e todos sabemos que fui o melhor matemático que já existiu. Desde jovem já impressionava a todos - um sorriso sedutor acompanhou o discurso.
Mas naquela época eu era apenas mais um aluno de Tales, e não tenho culpa se o coitado foi besta o suficiente de me entregar o teorema de bandeja. Achado não é roubado.* flashback 2 *
Eu tinha uma cúmplice, ela era a única aluna mulher na escola de mileto. Minha grande paixão - Pitágoras olha com ódio para Tales - eu a convenci de que Tales havia roubado minha ideia e que não era errado rouba- lá de volta. Tiffany por fim concordou. E ela mesma planejou tudo com a ajuda de seu irmão."
- Acho que agora é a sua vez de contar a história, Euclides - Pitágoras encerra com um sorriso perverso.
" Eu fui Euclides, nascido em Alexandria, fui pai e irmão, escrevi o livro dos elementos.
Mas naquela época em que tudo deu errado, eu apenas vim visitar meu amigo Tales e ajuda-lo na escola com meus conhecimentos que adquiri no Egito. Trouxe meu filho, Geometria e minha irmã, Tiffany para conhecerem Mileto. Maior arrependimento de minha vida.*flashback 3*
Agora já não é mais segredo, pelo menos não aqui para nós, que foi minha paixão por Tales que arruinou tudo.
Quando Tiffany me procurou e contou que Tales havia roubado a ideia de Pitágoras e que pretendia com isso lucrar muitas moedas para viajar mundo afora e fazer novas descobertas, eu me desesperei imaginando que nunca mais veria Tales novamente. E foi nesse momento de histeria que concordei em ajudar a roubar o teorema.
O plano era simples, depois que a escola fechasse eu deveria ir falar com Tales, e distrai-lo como pudesse para que Tiffany entrasse escondida e pegasse as fórmulas do teorema.
E assim foi feito."- Ladrões todos vocês! - xingou Tales exaltado.
*flashback 4*
- E naquela mesma noite minha querida Tiffany me entregou as fórmulas, que agora é chamado de teorema de Pitágoras.
Terminou Pitágoras com satisfação.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bourbon in hell
Short StoryDepois tantas manipulações e tristezas, três homens um dia amigos se reencontram no inferno e decidem passar a sua eternidade relembrando o passado e bebendo Bourbon. Descubra o que Pitágoras, Tales e Euclides fizeram para acabar acertando suas cont...