Uma parte da burguesia procura remediar os males sociais com o fim de consolidar a sociedadeburguesa.Nessa categoria enfileiram-se os economistas, os filantropos, os humanitários, os que se ocupam emmelhorar a sorte da classe operária, os organizadores de beneficências, os protetores dos animais, os fundadores das sociedades de temperança, enfim os reformadores de gabinete de toda categoria.Chegou-se até a elaborar esse socialismo burguês em sistemas completos.Como exemplo, citemos a Filosofia da Miséria, de Proudhon.Os socialistas burgueses querem as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e os perigosque dela decorrem fatalmente. Querem a sociedade atual, mas eliminando os elementos que arevolucionam e a dissolvem. Querem a burguesia sem o proletariado. Como é natural, a burguesiaconcebe o mundo em que domina como o melhor dos mundos possível. O socialismo burguês elabora emum sistema mais ou menos completo essa concepção consoladora. Quando convida o proletariado arealizar esses sistemas e entrar na nova Jerusalém, no fundo o que pretende é induzi-lo a manter-se nasociedade atual, desembaraçando-se, porém, do ódio que ele vota a essa sociedadeUma outra forma desse socialismo, menos sistemática, porém mais prática, procura fazer com que osoperários se afastem de qualquer movimento revolucionário, demonstrando-lhes que não será tal ou qualmudança política, mas somente uma transformação das condições da vida material e das relaçõeseconômicas, que poderá ser proveitosa para eles. Notai que, por transformação das condições da vidamaterial, esse socialismo não compreende em absoluto a abolição das relações burguesas de produção - oque só é possível por via revolucionária, - mas, apenas reformas administrativas realizadas sobre a basedas próprias relações de produção burguesas e que, portanto, não afetam as relações entre o capital e otrabalho assalariado, servindo, no melhor dos casos, para diminuir os gastos da burguesia com seudomínio e simplificar o trabalho administrativo de seu Estado.O socialismo burguês só atinge uma expressão adequada quando se torna uma simples figura de retórica.Livre câmbio, no interesse da classe operária! Tarifas protetoras, no interesse da classe operária! Prisõescelulares no interesse da classe operária ! Eis sua última palavra, a única pronunciada seriamente pelosocialismo burguês.Ele se resume nesta frase: os burgueses são burgueses - no interesse da classe operária.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manifesto Comunista - Karl Marx e Friendch Engels
RandomAo longo da história da humanidade poucos documentos resistiram tanto ao tempo, mantiveram-se extraordinariamente tão atuais e influenciaram tantas pessoas quanto esta obra. Em mais de 160 anos de existência este livro permanece tão amado e odiado c...