O que já dissemos no capitulo II basta para determinar a posição dos comunistas diante dos partidosoperários já constituídos e, por conseguinte, sua posição diante dos cartistas na Inglaterra e dosreformadores agrários na América do Norte.Os comunistas combatem pelos interesses e objetivos imediatos da classe operária, mas, ao mesmotempo, defendem e representam, no movimento atual, o futuro do movimento. Aliam-se na França aopartido democrata-socialista contra a burguesia conservadora e radical, reservando-se o direito de criticaras frases e as ilusões legadas pela tradição revolucionária.Na Suíça, apoiam os radicais, sem esquecer que esse partido se compõe de elementos contraditórios,metade democratas-socialistas, na acepção francesa da palavra, metade burgueses radicais.Na Polônia, os comunistas apoiam o partido que vê numa revolução agrária a condição da libertaçãonacional, isto é, o partido que desencadeou a insurreição de Cracóvia em 1846.Na Alemanha, o Partido Comunista luta de acordo com a burguesia, todas as vezes que esta agerevolucionariamente: contra a monarquia absoluta, a propriedade rural feudal e o espíritopequeno-burguês.Mas nunca, em nenhum momento, esse partido se descuida de despertar nos operários uma consciênciaclara e nítida do violento antagonismo que existe entre a burguesia e o proletariado, para que, na horaprecisa, os operários alemães saibam converter as condições sociais e políticas, criadas pelo regimeburguês, em outras tantas armas contra a burguesia, a fim de que, uma vez destruídas as classesreacionárias da Alemanha, possa ser travada a luta contra a própria burguesia.É para a Alemanha, sobretudo, que se volta a atenção dos comunistas, porque a Alemanha se encontranas vésperas de uma revolução burguesa e porque realizará essa revolução nas condições mais avançadasda civilização européia e com um proletariado infinitamente mais desenvolvido que o da Inglaterra noséculo XVII e o da França no século XVIII e, por conseguinte, a revolução burguesa alemã só poderá sero prelúdio imediato de uma revolução proletária.Em resumo, os comunistas apoiam em toda parte qualquer movimento revolucionário contra o estado decoisas social e político existente.Em todos estes movimentos, põem em primeiro lugar, como questão fundamental, a questão dapropriedade, qualquer que seja a forma, mais ou menos desenvolvida, de que esta se revista. Finalmente, os comunistas trabalham pela união e entendimento dos partidos democráticos de todos ospaíses.Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seusobjetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que asclasses dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista ! Os proletários nada têm a perder nela anão ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.Proletários de todos os países, uni-vos!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manifesto Comunista - Karl Marx e Friendch Engels
SonstigesAo longo da história da humanidade poucos documentos resistiram tanto ao tempo, mantiveram-se extraordinariamente tão atuais e influenciaram tantas pessoas quanto esta obra. Em mais de 160 anos de existência este livro permanece tão amado e odiado c...