Análise da prova de 2005
Na prova amarela deste ano as duas primeiras questões se referem a um poema de Carlos Drummond de Andrade, A Dança e a Alma. São essencialmente sobre interpretação de texto e aqui aproveito para dar a primeira dica. Aqueles que gostam e têm o hábito de ler certamente terão em mãos maiores recursos para analisar não só passagens de obras da literatura brasileira, mas também o que é exigido em cada pergunta.
Portanto o estudante deve se concentrar em cada enunciado antes de avaliar as alternativas e entre elas escolher a resposta que considera correta. Se ele não conseguir compreender o que está sendo requisitado em uma dada questão, ficará difícil encontrar a solução ideal.
Aqui, por exemplo, ele precisa ler com muita atenção o poema e tentar extrair dele a melhor compreensão possível. É uma poesia simples, de um autor que integra a segunda geração modernista. Se for preciso, o aluno deverá ler várias vezes, tentando anotar em um rascunho o que compreendeu de cada estrofe. E só depois ele passará para as perguntas, extraindo delas o que é realmente solicitado.
É interessante perceber que as avaliações se valem de trechos literários para questionar o estudante sobre outras disciplinas, como a questão 8, na qual uma passagem do argentino Jorge Luis Borges é utilizada pela matéria de geografia. Deve-se demonstrar, aqui, não só um conhecimento geográfico, mas também e principalmente a capacidade de interpretação do texto. É sem dúvida uma pergunta inteligente e ardilosa.
Uma questão criativa é a que enfoca Cândido Portinari – perguntas 21 e 22 -, pois relaciona pinturas do artista com um poema de sua autoria; devem-se encontrar aquelas que retratam a mesma temática da sua poesia, Retirantes. A outra proposta, a 22, já se enquadra dentro da Biologia.
A pergunta 56 é brilhante; enfoca um tema muito atual, ou seja, o futuro da humanidade, através de uma tirinha famosa, da Mafalda, e da letra de uma canção de Chico Buarque, Sonho Impossível. Mais uma vez tudo depende da interpretação de ambos.
Na questão 58 a prova aborda dois poemas célebres, Auto-Retrato, de Manuel Bandeira, e Poema de sete faces, de Carlos Drummond de Andrade. Mesmo que não se conheça o estilo destes poetas, basta analisar os textos e a resposta virá naturalmente.
Finalmente, na questão 63, pede-se que o aluno compare uma ilustração de Portinari com o texto de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas. Um bom poder de observação também contribui aqui para a interpretação não só da parte verbal, mas também da imagética.
Então: Aqui os conhecimentos da poesia de Drummond, da literatura de Machado e a arte de Portinari foram predominantes. Atenta pra isto cai no Enem!
YOU ARE READING
ENEM - PREPARA -LITERATURA
SaggisticaANALISANDO AS PROVAS ANTERIORES DO ENEM PARA VOCÊ IR BEM NESTA PROVA QUE É O DIVISOR DE ÁGUAS NA VIDA DOS ALUNOS. ENTÃO: ATENTA E PREPARA - LITERATURA