Aconteceu aqui no interior do Ceará num cidade chamada Pacatuba.
Quando eu tinha na faixa de 10 anos me reuni com uns amigos da mesma idade na casa de uma senhora viuvá. Essa senhora depois que o marido faleceu, ela foi passar um tempo morando com os filhos e deixou a casa nos cuidados da família da minha prima.
Lembro que era na faixa de 7 horas da noite e estávamos na varanda (ou alpendre não sei como vcs chamam ai) era aberto e a gente tinha a visão de um jardim ao lado da casa que por sinal era bem grande.Estamos brincando de salada mista. E a brincadeira estava bem divertida. Eu era a mais tímida e ficava nervosa pra demorar a chegar a minha vez. Num certo momento eu olhei pro jardim onde tinha algumas plantas e folhas no chão e vi um chama que logo se tornou uma pequena fogueira cutuquei minha prima e disse a ela mas ninguém me dava ouvidos estavam todos se divertindo com a brincadeira até que a fumaça começou a subir e ir onde estávamos quem tá fazendo isso há essa hora? Um menino perguntou.Quando olhamos de novo vimos um homem todo de pretoAff nikaGosto nem de fala...Tinha homem todo de preto de costas pra gente e perto do fogo suspeitamos que era nosso avó e todos ali estavam vendo aquele homem minha prima começou a chamar o nome do nosso avó aquilo estava muito estranho pois não vimos ninguém entrar nem sair da casa os meninos e meninas se levantaram e mais uma vez chamamos o nome do nosso avó e o tal homem não se mexia e o fogo perto dele aumentou ainda mais alto passando da altura dele! Foi o suficiente pra todo mundo correr disparado.
Não lembro se eu fui a primeira ou a última a correr mas lembro que quando cheguei na casa do meu avô que era nas mesma rua vi meu avô sentado na calçada bem tranquilo fumando seu velho cachimbo.Perguntei a ele se ele estava no jardim da velha senhora viúva há pouco e ele disse que não. Ainda confirmei com minha tia que estava do lado dele ,que ele não tinha nem levantado da cadeira.E eu e minha prima nos olhamos pálidas e contamos o que tínhamos acabado de verQuem seria então?
Minha tia disse calma ou não querendo acreditar na gente que podia ser o falecido que não queria nos ver lá e fez isso pra nós expulsar , a gente ainda fez nossa tia ir com a gente ate o portão e ele viu que realmente tinha um fogo lá mas não tinha mais ninguém.