III

1 0 0
                                    

Mal havia pressionado a campainha, quando a porta do apartamento se abriu e lá estava Pops parado e apoiado na muleta, segurando sua perna G.I. na outra mão. — Que droga, isso não serve para nada! — ele acenava com a perna em nossa cara e Sandy se encolheu voltando para o corredor.

— Pops! — falei, abaixando seu braço e cochichando: — Por favor, não faz isso, você está assustando Sandy.

— Hã? — ele parou de exibir ostensivamente a perna e me encarou, confuso. Sorri de volta esperando que seu cérebro acompanhasse o que os olhos viam. Levou um segundo. — Pequenininha! — ele me abraçou o melhor que pôde, considerando as circunstâncias.

Peguei a prótese e a sacodi de volta para ele, sorrindo largamente. Pude ver de esguelha que Sandy olhava para todas as direções, exceto para nós. Abaixei a perna e levei Pops rapidamente para dentro. — Deixa que eu ajudo a colocá-la de volta — Guiando-o para sua poltrona preferida, perguntei: — O que você estava fazendo na porta daquele jeito?

— Ataque militar. Tinha policial no prédio inteiro, achei que vocês eram eles voltando de novo — ele se acomodou na almofado. — Não tive tempo de colocar minha perna de volta — Apontando para a parte de cima da perna, ele disse: — Tem alguma coisa incomodando aqui.

Sempre tinha alguma coisa ali. A perna inteira era desconfortável, como dizia vovó. Ajoelhei-me ao lado dele e esfreguei para fora aquele ofensivo pedaço imaginário e, em seguida, inspecionei seu coto. — Parece bem, Pops — entreguei-lhe a perna de volta. — As propagandas foram silenciadas hoje no centro e a Resistência fez um discurso. Deve ser por isso que houve uma busca do ataque militar.

— Acho que sim — bufou ele. — Pelo visto há AntiCons na casa. Nós somos velhos pra burro para sermos AntiCons — ele apertou as faixas da prótese, colocando-a no lugar. — Não que eu quisesse, fique sabendo, se eu tivesse as partes de meu corpo. Alguém precisa colocar o Conselho Regente (CR) em seu lugar. O mundo vai acabar no inferno em...

— Pops, pare. Se o apartamento for alvo de inspeção, aquela policiais poderão voltar num segundo. Além disso, não queria que Sandy o ouvisse falando sobre querer ser um AntiCon — ela já estava incomodada o suficiente perto dele do jeito que estava.

Felizmente, ele percebeu que ela ainda estava parada no corredor. — Desculpe, mocinha, não queria assustá-la.

— Eu estou bem, Sr. Oberon — ela entrou, mas deixou a porta aberta.

Ela estava com uma expressão respeitosa, isto é, sem expressão alguma e com os olhos arregalados. A mesma que eu usava quando tinha que ouvir a mãe dela falar interminavelmente sobre seu peso e sobre qualquer que fosse a dieta que estava tentando fazer. É o que as amigas fazem, tentam ignorar os malucos da família da outra.

— Onde está vovó? — perguntei.

— Ela volta daqui a pouco. Harriet a chamou depois que os cabeças-xadrez foram embora.

Ai, Pops! Por que ele tinha que insultar os policiais na frente de Sandy? Ele sabia sobre o pai dela. Eu arrisquei uma olhada. Ela não deve ter ouvido.

— Não teve aula hoje, pequenininha?

— É o Dia do Fim das Guerras. Tivemos a chance de escolher hoje ou o Dia da Colonização da Lua para folgar. A classe escolheu hoje porque tudo está aberto e há muitas coisas para fazer.

— E outra coisa — Sandy finalmente fechara a porta atrás dela —, nós já temos no dia da CL uma festa gigante na escola e o AVP está sintonizado com a escola que fica no Lado Escuro. Minha tia é professora lá. É o único momento em que consigo vê-la.

A inocência termina aos XVIWhere stories live. Discover now