Cérbero (em grego antigo : Κέρβερος, transl.: Kerberos – trad.: "demónio do poço"; em latim : Cerberus), na mitologia grega , era um monstruoso cão de três cabeças que guardava a entrada do mundo inferior, o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.
Cérbero era filho de Tifão e Equidna, irmão de Ortros e da Hidra de Lerna. Da sua união com Quimera , nasceram o Leão da Nemeia e a Esfinge.
Morfologia
A descrição da morfologia de Cérbero nem sempre é a mesma, havendo variações. Mas uma coisa que em todas as fontes está presente é que Cérbero era um cão que guardava as portas do Tártaro, não impedindo a entrada e sim a saída. Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa, era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir embora, ele a impedia; tornando-se um cão feroz e temido por todos. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero saindo vivos do submundo foram Héracles, Orfeu, Eneias, Psiquê e Ulisses.
Cérbero era um cão com várias cabeças, não se têm um número certo, mas na maioria das vezes é descrito como tricéfalo (três cabeças). Sua cauda também não é sempre descrita da mesma forma, às vezes como de dragão, como de cobra ou mesmo de cão. Às vezes, junto com sua cabeça são encontradas serpentes cuspidoras de fogo saindo de seu pescoço, e até mesmo de seu tronco.
Na série:
Os fatos:
Na Quinta Temporada de Teen Wolf, o episódio 10, "Status Asthmaticus", Lydia teve uma breve revelação sobre a criatura que o assistente de polícia Parrish poderia ser. Então, foi até a biblioteca confirmar suas suspeitas.
Na biblioteca, Lydia encontra no Woden's Hunt (A Caça de Woden), a Caça Selvagem (The Wild Hunt) sobre o qual ouvimos citações feitas pelos pais de Kira no início da temporada. A Caça Selvagem é um mito sobre "Cavaleiros demoníacos no céu acompanhados por cachorros pretos". Esses espectros de besta, como são chamados, possuem olhos que brilham como fogo. Eles são os portadores da morte e guardiões do supernatural.O mais importante, essas bestas são chamadas de Hellhounds, que finalmente coloca um nome aos poderes únicos do Parrish.
Nós vimos Parrish recolhendo os corpos mortos do sobrenatural, ainda mais se estiverem correndo o risco de serem descobertos por àqueles que desconhecem os tipos de seres que Beacon Hills realmente abriga. Algumas vezes ele é consumido pelo fogo, em outras, apenas vemos seus olhos brilhando em laranja ardente.
Lydia, então, consegue fazer a ligação entre a grande tempestade no começo da temporada e a conexão de Parrish com o Nemeton, que é aonde ele tem levado todos os corpos. O Nemeton fica escondido no mais recôndido canto da floresta, o que significa que embora agora haja uma pilha de corpos mortos em suas raízes, ele continua muito bem escondido do resto do mundo.
Deixando de lado o óbvio sentimento mútuo entre os dois, e considerando que ambos, Lydia e Parrish, são portadores da morte, faz sentido que eles tenham uma conexão. Parrish viu Lydia múltiplas vezes em seus sonhos, e considerando que a função dela é achar os mortos, faz sentido acompanha-la para coletar os corpos que ela descobre.
A Mitologia:
A Caça Selvagem é um mito Europeu. Os Caçadores (The Hunters), no conto, podem variar em algumas estórias específicas, mas o mito é chamado Caçada de Woden (Woden's Hunt), e Woden é outro nome dado a Odin – sim, aquele Odion, o pai de Thor. Não importa quem ele seja, a lenda tem uma forte conexão com os mortos.
A Caçada Selvagem é geralmente vista como um precursor para a guerra ou praga. Em outras palavras, você sabe que alguma coisa muito ruim acontecerá se Odin e seus hellhounds estiverem passeando pela cidade. Curiosamente, algumas vezes, o líder da matilha pode ser uma figura feminina.
Por toda Europa e através do tempo, o mito mudou de várias formas. Algumas vezes, pessoas que interrompiam a caçada eram punidas, e aqueles que ajudavam eram recompensados; outras vezes, a caçada e os cães eram associados ao Diabo e vistos como mau satânico, apesar disto não necessariamente refletir na origem da lenda.
De modo geral, Hellhounds geralmente são apontados como monstros do fogo em sua busca por almas, ou guarda cemitérios. Algumas vezes, são até mesmo um presságio de morte, apesar de nem sempre serem vistos como criaturas más.
Os olhos do Hellhound normalmente resplandecem de chamas avermelhadas como chamas, além de transformar uma cor azul-verde quando estão sendo controladas por Cavaleiros Fantasmas ou por alguém com o poder de um Cavaleiro Fantasma. Possuem o poder de gerar fogo e calor de seus corpos e sistemas de controle, como evidenciado quando Parrish queimou Theo Raeken e derrubou-o com um soco flamejante no rosto e quando Parrish incinerou o corpo de Chimera Corey quando ele tentou para restringir Parrish em uma batalha. Este poder também oferece uma imunidade ao fogo também; Por exemplo, Parrish foi o queimado vivo em um carro, mas momentos depois, ele entrou na delegacia de polícia sem queimaduras ou danos permanentes, com exceção dos restos derretidos e queimados de seu uniforme.
O Hellhound de Parrish passou por muitos nomes ao longo de sua vida imensamente longa, incluindo Cerberus , Garmr, Black Shuck e Black Dog, presumivelmente ganhando os nomes das várias culturas diferentes da versão da lenda Hellhound na mitologia. Desde o curto período de tempo, o Hellhound foi visto no controle do corpo de Parrish, ele deu a impressão de ser distante e focado exclusivamente no cumprimento de sua missão, quase não parece notar mais nada ao seu redor devido à sua visão de que é pequeno e sem importância em comparação.No entanto, ele está perfeitamente disposto a eliminar qualquer obstáculo em seu caminho se eles parecem entrar em seu caminho, como a violência que ele cometeu em sua busca para levar os corpos das quimerasmortas para o Nemeton .
O Hellhound acompanha os Cavaleiros na Caçada Selvagem,eles possuem poderes e se dizem ser o guardião do mundo sobrenatural,em Teen Wolf podemos ver que além dos Cavaleiros o Hellhound é o único que pode entrar no ''mundo das almas perdidas'' ou simplesmente estação de trem onde todas as almas que os Cavaleiros capturaram ficam.
O Hellhound pode passar aquilo que bloqueia a passagem do sobrenatural como acônito,barreiras dos Cavaleiros.De acordo com o folclore e a lenda, Hellhounds monta a tempestade com os Ghost Riders of the Wild Hunt , embora seu papel específico dentro da Caçada . O navio de um Hellhound muitas vezes não tem idéia desse fato; por exemplo, Parrish não tinha idéia de que ele tinha sido possuído pelo Hellhound há mais de um ano até que ele finalmente foi informado de sua identidade sobrenatural por Chris e Gerard Argent em The Sword and the Spirit .