IZ*ONE foi formado através do programa de televisão Produce 48, que foi ao ar na Mnet de 15 de junho a 31 de agosto de 2018. Dos 96 competidores iniciais representando várias agências sul-coreanas e o AKB48 Group, as doze finalistas foram escolhidas por votação de audiência e anunciado via transmissão de televisão ao vivo.
Antes de aparecer no programa, vários membros já estavam ativos na indústria do entretenimento. Hitomi Honda fez sua estreia como membro do AKB48. Antes de ingressar na HKT48, a integrante Sakura Miyawaki apareceu em uma produção musical da Shiki Theater Company de O Rei Leão (2008-2009), e o membro Nako Yabuki esteve no filme Touch, de 2005, seguido por papéis em vários dramas e comerciais da televisão japonesa.
Kwon Eun-bi estreou com YeA em 2014 sob o nome artístico de Kazoo, mas deixou o grupo mais tarde. Kang Hyewon quase estreou como membro do DAYDAY e The Ark, no entanto ela acabou não estreando em ambos os grupos. Lee Chaeyeon já havia competido no K-pop Star 3 da SBS, e no reality show de sobrevivência Sixteen da JYP Entertainment. Jo Yuri foi um concorrente no último concurso da Mnet em 2017, Idol School, onde ficou em 15º lugar. Kim Minjoo apareceu como atriz em vídeos de música e dramas coreanos, notavelmente na série de televisão Tempted de 2018, onde ela interpretou o papel do jovem Choi Sooji (Moon Gayoung).
Em 21 de setembro de 2018, a Off the Record Entertainment revelou que eles assumiriam a administração da IZ*ONE da Stone Music Entertainment e da Pledis Entertainment.
O extended-play de estreia do grupo, COLOR*IZ, foi lançado em 29 de outubro de 2018, com "La Vie en Rose" servindo como a primeira faixa-título do grupo. Um showcase, intitulado "COLOR*IZ Show-Con", foi realizado em conjunto com o lançamento do álbum no Olympic Hall em Seul, Coréia do Sul, no qual os ingressos estavam esgotados dentro de um minuto de venda. Em seu primeiro dia de lançamento, o extended-play vendeu mais de 34.000 unidades relatadas pela Hanteo Chart, estabelecendo um novo recorde para o maior número de álbuns vendidos no primeiro dia do lançamento de estreia de um girl group. O videoclipe do single "La Vie en Rose" alcançou mais de 4,5 milhões de visualizações até 24 horas após seu lançamento no YouTube, tornando-se o vídeo musical de estréia mais assistido por um artista coreano em 24 horas.Em 8 de novembro, a IZ*ONE ganhou seu primeiro prêmio no M! Countdown com "La Vie en Rose", a canção recebeu um total de 3 prêmios ao final das promoções.