Oie querida Fujoshi e querido Fudanshi, aqui estou eu em mais uma aventura para contar mais alguns fatos sobre esse maravilhoso mundo do Yaoi.
Vamos lá?
O que é Seme: O Ativo
O seme é geralmente descrito na cultura anime e mangá com o estereótipo de um homem fisicamente forte, decidido e/ou protetor. O seme geralmente tem traços característicos, como um queixo forte, cabelo curto, olhos pequenos e um estereótipo mais masculino do que o uke.
O que é Uke: O Passivo
O uke usualmente é mais baixo, delicado, tem características mais novas e/ou infantis com olhos grandes. Ele é geralmente menos experiente em romance ou sexo e isso faz com que a sua interação com o seme seja sua primeira experiência homossexual. A linha do tempo na qual um uke resiste em fazer sexo anal com um seme é considerado similar a resistência do leitor em ter sua primeira relação sexual enquanto ainda é virgem.
O que é Seke: Versátil
(Porque eu coloquei o shipp BakuDeku? Simplesmente porque o pessoal considera eles tanto Semes quanto Ukes nas maiorias das Fanarts, então eles se encaixam no termo Seke, pelo menos eu acho)
Voltando a Explicação:
Algumas vezes temos personagens que não se encaixam na definição “uke” e “seme”, que inclusive revezam no papel desempenhado por cada um na relação. Esses casos foram apelidados pelo fandom de “sekes”. Algo que foge imensamente da regra geral, e que está aos poucos revolucionando o gênero.
A definição de seke se aplica a personagens que trocam de posição com apenas um par, ou aqueles que podem ser semes ou ukes dependendo do parceiro com quem estão. Infelizmente, esse é um viés que ainda vem engatinhando no yaoi, mas é claro, fico feliz em ver que cada vez mais ele vem se tornando presente. Afinal, estereotipar de forma tão estanque entre “ukes” e “semes”, transformando isso em algo quase imutável, simplesmente não agrega nada na qualidade das histórias, ou na verossimilhança do gênero.
Obs: peço que não leve em muita consideração as características dos personagens até porque em alguns gêneros de Yaoi tanto o Seme quanto o Uke podem ter características diferentes das citadas a cima. Como: O Uke não precisa ser baixo, sensível, olhos grandes e infantil, temos alguns BL's por aí que mostram um Uke totalmente inovado (isso também vale para o Seme que pode ser diferente do citado.)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mundo Das Fujoshis
RandomLivro onde esclarecerei algumas de suas possíveis dúvidas sobre esse universo maravilhoso das Fujoshis.