Os pecados permeiam a sociedade desde seu surgimento. São desvirtues ligadas originalmente à Igreja católica, eles configuravam ações humanas condenáveis já que afastavam as pessoas de Deus. Dante Alighieri foi quem de fato popularizou o conceito dos pecados mortais em sua obra-prima, A Divina Comédia. Nos dias atuais, dissociados dos valores cristãos, os pecados capitais nada mais são que vícios. E segundo a definição do dicionário, o vício é uma dependência, podendo ser física ou psicológica.
A Luxúria é a dependência pelo prazer. Pode ser um prazer carnal, configurado no sexo, ou simplesmente o desejo. A pessoa está sempre procurando dominar-se pelas paixões. E Julia abusava bastante desse pecado que vivia através dela sobre o nome de Julieta.
A Gula é a dependência no excesso, seja de comida, bebida ou afins. A pessoa abusa e muito da cobiça. Na história que Pedro contou à sua filha Isabela, o George era acometido por tal pecado, de modo que prejudicou a si mesmo e todos os seus amigos.
A inveja é a dependência pelo o que é do outro. Almeja-se as conquistas do próximo de modo a abusar do ciúme. Esse mal acometeu Samara que sempre quis o que era de Amélia, ao invés de lutar para ter suas próprias conquistas.
A preguiça é a dependência na falta de esmero. Ela se apossa do pecador de modo que ele vive em negligência consigo mesmo e com os outros. Tal sentimento custou três vidas, além de cicatrizes enormes no coração e na consciência de Cíntia e Roberta, que se arrependeram pelo resto da vida.
A soberba é a dependência no orgulho excessivo, na arrogância e vaidade. O pecador se acha tanto de modo que em sua opinião ninguém está páreo ou é o suficiente para ele. Victor a vida inteira sofreu com isso e prejudicava suas relações, pois elas sempre findavam por ele achar defeitos demais nos outros e nenhum em si próprio.
A ira é a dependência na raiva sem fim, que se acumula de tal ponto que o pecador sente a necessidade de externar ela através de alguém. Mathias acumulou ela a tal ponto que se afundou em uma avalanche de ressentimentos e culpas por todas as mortes e só se deu conta quando foi tarde demais.
A avareza é a dependência nos bens materiais. A pessoa sempre quer mais e nunca se contenta com o que tem. O problema é quando a pessoa se dá conta que o mais importante no mundo não é o dinheiro. Foi um pouco tarde para Cristian, mas não tanto de modo que ele conseguiu impedir que seu filho Brunno seguisse seus mesmos passos.
Em síntese, todos eles, Julia, Julieta, George, Samara, Cíntia, Roberta, Victor, Mathias e Cristian tem algo em comum: Todos são pecadores. Afinal, os vícios são muito difíceis de largar, são intrínsecos aos seres humanos de modo que temos um ou senão todos os pecados listados acima. Basta então a nós, reles mortais, a tentativa diária de pelos menos chegar perto das virtudes, opostas aos pecados, sendo elas: Castidade, Temperança, Bondade, Diligência, Humildade, Paciência e caridade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os pecadores
ContoSegundo a Literatura, os sete pecados capitais atualmente tratam-se de vícios humanos. Dentre eles temos: Luxúria, Gula, Inveja, Preguiça, Soberba, Ira e Avareza. Nessa coleção de contos abordarei cada um desses de uma forma bem interessante. Teremo...