Capítulo 01: A Dama das Terras ao Lado

91 10 4
                                    

A luz invadia o aposento por uma singela fresta nas opulentas cortinas de seda bege. Lá fora, os murmúrios e passos dos criados já ecoavam, conduzindo o labor nas primeiras horas da manhã. Ao longe, ouvia-se o gorjeio de pássaros aninhados no topo das árvores em torno do imenso casarão, conferindo um ar bucólico ao lugar.

No quarto, repousava um jovem de pele alva e fisionomia delicada. Seus cabelos, negros como o véu da noite, caíam-lhe sobre a fronte serena. O burburinho além das paredes fazia-o despertar vagarosamente.

— Desperta-te, Mateus! — trovejou a voz de seu pai, tentando, sem sucesso, arrancá-lo do torpor.

— Pai... — murmurou, ainda sonolento, deixando escapar palavras inaudíveis.

Mateus rolou sobre a cama, fazendo os cobertores deslizarem para o chão e expondo seu corpo à leve brisa da manhã campestre.

— Acaso esqueceste nosso compromisso?

— Não, meu pai... não esqueci — respondeu em tom desinteressado, enquanto se sentava lentamente.

Seu pai ordenou-lhe que não se demorasse. Mateus assentiu e observou o patriarca retirar-se do aposento. Com relutância, ergueu-se, esfregando o rosto com ambas as mãos, dando leves tapas em sua face e balançando a cabeça para afastar o resto da preguiça. Procurou os chinelos no chão e, após um breve instante, encontrou-os.

Despindo-se, Mateus já tinha em mente o que vestiria para a ocasião. Sobre a cama repousava uma camisa branca de abotoar, um par de calças marrons, um suspensório marrom e seu colete favorito, de tom verde-escuro. Vestiu-se rapidamente e desceu até o salão onde costumavam tomar o desjejum. Ainda na escada, pôde ouvir a animada conversa entre seu pai e um jovem que identificou como seu irmão, Lucas.

— Que tens? — indagou Mateus, ao perceber o olhar incrédulo de seu irmão.

— Nossos compradores não nos tomarão a sério se continuardes a demorar-vos desta forma. — Seu pai o repreendeu.

Mateus torceu os lábios, insatisfeito com o comentário do velho, mas sabia que não era prudente iniciar uma discussão. Sentou-se à mesa em silêncio e começou a tomar seu desjejum.

Terceira vítima encontrada — Autoridades continuam perplexas diante da estranheza envolvida nos casos

Mateus logo se interessou pela notícia, tanto quanto seu irmão, que folheava avidamente o jornal. Tentou tomá-lo das mãos de Lucas, que resistiu, resultando num breve e desajeitado confronto, que findou com o jornal rasgado ao meio.

— Olha o que fizeste, peste! — ralhou Lucas, furioso, lançando-lhe um olhar encolerizado.

Embora gêmeos, Lucas era facilmente distinguível de Mateus: menos atlético, mais baixo e com cabelos ondulados e volumosos que lhe chegavam aos ombros.

— Não sois mais crianças! — trovejou o pai, batendo com o punho sobre a mesa.

— Mas, pai! Foi Mateus quem começou! — protestou Lucas, indignado.

— Pouco importa! Sois homens, comportai-vos como tal.

Após essa bronca, os rapazes aquietaram-se e terminaram o desjejum cabisbaixos, sem mais altercações.

Ao fim da refeição, composta por frutas frescas, pãezinhos preparados pelas cozinheiras e suco de laranja recém espremido, Mateus e Lucas acompanharam o pai até o armazém para supervisionar o carregamento dos sacos de café, que seriam levados ao centro da cidade.

A idade avançada tornava a viagem à cidade uma tarefa árdua para João. Mateus, por outro lado, via as idas ao centro como uma oportunidade de se afastar da vigilância do pai e perambular pelas ruas em busca de novas aventuras e belas moças a cortejar.

O Amor de IsabelleWhere stories live. Discover now