Teste de Aptidão

100 4 0
                                    

Jonathas:

Sinto o frio da manhã em minha pele. Mesmo coberto, o frio que está em Goiânia pela manhã incomoda um pouco. Me levanto e caminho até o banheiro. Molho o rosto na pia e tiro minha roupa. Entro de baixo do chuveiro e deixo a água quente descer. Saio do banho e visto uma calça jeans, a camiseta do meu uniforme escolar e um tênis preto. Vou até a sala e sento no sofá. Minha mãe está se arrumando no quarto e meu pai está assistindo ao jornal, sentado no outro sofá.

O canal está ligado na globo, onde uma mulher com um blazer azul e camisa preta está sentada ao lado de um homem com um blazer branco e uma camisa preta. Eles são membros da Erudição e da Franqueza, respectivamente.

Muitas pessoas resolveram se juntar a facções depois de elas serem fundadas. Foi decidido que os jornais seriam feitos pelas duas facções, para garantir as melhores fontes e extrema veracidade nos fatos do jornal. A jornalista sorri para o colega que não retribui. Ela então continua falando.

- No ano passado, foi aprovada no congresso nacional um novo sistema político e social no qual o Brasil iria se inserir. - Ela diz olhando diretamente para mim, o que significa que estava olhando para a câmera. - Foi discutido e acordado que devido a crises de corrupção e violência distópica em que a nação estava mergulhada, um novo modelo social seria adotado em algumas cidades no Brasil e, se obtivessem êxito, se espalharia para o resto da nação. Foi então criado o sistema de facções.

- Foram fundadas cinco facções; cada uma defenderia um ideal central, que culminaria para suprir da melhor forma possível os pilares da sociedade. - Diz o jornalista da franqueza.

- Para iniciar o projeto, as facções foram fundadas em duas cidades, nas quais a população era menor que nas grandes capitais nacionais. Foram escolhidas, Brasília e Goiânia. E após seis meses de trabalho duro, as facções começaram a funcionar.

- O número de cidadão que aderiram aos sistema de facções ainda é pequeno para afirmarmos êxito, mas nota-se uma diminuição no número de problemas que afetavam as duas capitais em experimento. - Diz o jornalista da Franqueza.

- Hoje, um ano após a aprovação, jovens de Goiânia e Brasília realizarão testes de aptidão, que irão indicar a qual facção pertencem. Somente jovens de 16 anos em algumas escolas de Goiânia e Brasilia que irão poder realizar o teste, por conta das facções ainda não poderem receber grande demanda de inciandos.

Por minha incrível sorte, minha escola será uma das que estão inseridas no sistema de facções.

Meus professores se juntaram a Erudição no ano passado, ficaram de recesso por 1 mês, enquanto estavam no processo de iniciação da facção. Para os que escolherem a erudição o processo vai durar mais do que 1 mês, só que como todos eram graduados em universidades não havia necessidade de gastar muito tempo com isso.

- Após os testes de Aptidão, que dirá à qual facção pertencem, os jovens deverão decidir qual das facções irão escolher. Não é obrigatório escolher a facção do resultado do teste, mas a recomendação é que usem o teste como orientação. - Diz a Jornalista da Erudição. - Até porque, o teste serve para ajudar nessa escolha tão difícil.

- A cerimônia de escolha têm início amanhã, às 10h da manhã, e provavelmente se estende até as 11h. Lembrando que é necessário CPF e RG para realizar o teste de aptidão, e não é necessário levar nenhum pertence a não ser os documentos para a cerimônia. Agora a previsão do tempo.

Um homem da erudição aparece na tela, atrás dele tem um mapa de Goiás e ele anuncia sol para hoje e amanhã.

Minha mãe sai do quarto e me chama para entrar no carro, pego a mochila e sento no banco do passageiro. Não falamos nada no caminho até a escola. Estou pensando no teste, qual resultado terei? Será que devo segui-lo?

DIVERGENTEOnde histórias criam vida. Descubra agora