A Cerimônia de Escolha

40 0 0
                                    

Jonathas:

São 9:30h, e estamos na porta do Teatro Rio Vermelho. Minha mãe me deixou ali a 30 minutos atrás. Estamos esperando autorizarem nossa entrada. Um home vestido de cinza da cabeça aos pés nos leva a uma sala no interior do teatro. Vamos esperar até que os membros das facções se acomodem no teatro, e depois entraremos.

Laura senta do meu lado e bagunça meu cabelo. Estamos todos sentados esperando, sem falar nada. Eu não pensei sobre a escolha e nem sobre a questão da Divergência. Não podemos compartilhar nossos resultados uns com os outros e nem comentar qual facção escolher, até o momento.

Somos chamados em ordem alfabética e ocupamos nossos lugares na platéia. São vária fileiras do teatro ocupados por jovens com camisetas verdes e calças jeans. Os membros das facções estão atrás de nós, divididos pelo teatro, cada facção está em um número de filas. O auditório está dividido, da direita pra esquerda e quase 10 fileiras para trás em pessoas vestidas de: Preto (Audácia), Preto e Branco (Franqueza), Azul (Erudição), Vermelho e Amarelo (Amizade) e Cinza (Abnegação). Atrás de cada grupo de cores, lugares vazios estão reservados para os iniciandos de cada facção. Nós, que iremos escolher hoje. 

No palco do teatro, 5 recipientes estão colocados na mesma ordem que as facções estão no salão. Cada recipiente contem algo que representa a facção. Brasas para a Audácia, Vidro para a Franqueza, Água para a Erudição, Terra para a Amizade e Pedras cinzas para a Abnegação.

Um homem da abnegação sobe ao palco. Ele é alto e tem o cabelo curto. O nome dele é João, o líder da Abnegação e prefeito da nossa cidade a um ano. Ele caminha até o centro do palco, encara a platéia e começa da falar.

 - Bem vindos, eu sou João, Líder da Abnegação. A quase um ano nossos líderes perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo. Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação. E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia. - Conforme ele fala o nome de cada facção os membros concordam coma cabeça. - Trabalhando juntas, cada uma contribui com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos forneceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade nos deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas. Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida. 

Todos no auditório murmuram palavras de concordância. Ele então continua.

- Hoje nossos jovens terão o direito de escolher uma das cinco Facções para poderem se juntar. Após a escolha ser feita, não existe a possibilidade de mudar. Quando eu chamar seus nomes vocês poderão subir aqui e pingar uma gota de sangue no recipiente que escolherem. Após o dia de hoje, vocês serão membros maduros de nossa sociedade. A Facção antes do sangue.

Todos no salão repetem essas palavras. Ele abre uma lista de nomes e começa por ordem alfabética. A primeira menina a ser chamada pega uma das laminas descartáveis de Bisturi faz um corte pequeno no canto da palma da mão e pinga uma gota de sangue no recipiente da Amizade. Todos aplaudem e ela desce do palco e vai em direção aos membros da amizade. Ela é recebida com abraços e se senta em um dos lugares reservados para os novos membros. 

João continua chamando, não presto muita atenção nas pessoas, só nos que conheço. Fernanda é chamada, ela levanta e vai quase saltitando em direção ao palco. Ela recebe a lâmina sorrindo, e pinga uma gota do sangue no recipiente da Amizade. Não fico surpreso com isso, ela é pacífica de mais para ir pra Audácia, tem muita dificuldade nas matérias de biológicas e exatas, portanto a Erudição nunca foi uma opção, nem sempre é honesta pra não magoar as pessoas, coisas que a Franqueza não se preocuparia tanto. Se não fosse pela vaidade, ela seria perfeita para a Abnegação. 

Outras pessoas são chamadas, e os lugares vagos atrás de cada facção vão se enchendo. Cerca de 12 pessoas já escolheram se juntar a Abnegação, o que é um número considerável, já que poucas pessoas são altruístas o suficiente para se anular quase completamente e ajudar os outros. Eu não conseguiria me juntar a eles, não sou altruísta o suficiente e também tenha certa vaidade. A Abnegação não é uma opção.

Encaro os membros da Franqueza. Eles tem bons empregos, e são a segunda facção mais rica. A maior parte dos membros tem salários excelentes, mas a honestidade é um bloqueio para mim. A Franqueza fala a verdade, mesmo quando você não quer ouvir. Eles não se preocupam se vão magoar os outros e nem com demonstrar o mínimo de educação. A Franqueza não é uma opção. 

O pessoal da Amizade parece feliz, mas sou muito explosivo e agressivo. Amizade não é uma opção. Sobra então a Erudição e a Audácia. Escolher a Erudição pode me dar muitas oportunidades, posso revolucionar os campos de pesquisa ou o sistema educacional. Posso me tornar líder da facção e fazer propostas para a Abnegação autorizar mais investimentos na educação, posso abrir as portas para que todos tenham acesso ao conhecimento. Mas a iniciação da Erudição é por meio de testes que vão dar sua média de acordo com seu desempenho em todas as áreas do conhecimento, e tenho algumas dificuldades. Se errar uma questão fácil posso comprometer meu futuro dentro da Facção. 

A Audácia é mais interessante, embora seja uma facção extremamente cruel. Mas por meio da coragem posso conseguir bons resultados, quem sabe chegar até a ser líder. Não sei. 

João chama meu nome. Levanto e caminho para o centro do palco. Pego uma lâmina e encaro o recipiente com as brasas e o outro com água que está em com cor avermelhada. Preciso decidir agora. Inteligência ou Coragem? Azul ou Preto? Faço um corte pequeno e meu sangue pinga nas brasas. João anuncia "Audácia", e eu caminho em direção aos membros que estão fazendo barulho no canto do teatro.

A cerimônia dura mais um tempo, enquanto os adolescente se dividem entre as facções. Laura, Yasmin, Pedro, Leticia e Filipe se juntaram a Audácia também. Rafaela escolheu a Erudição, e sei que ela escolheu bem.

João chama o último nome. Um garoto que escolhe a Franqueza. Antes que João fale mais alguma coisa, os membros da Audácia se levantam e começam a correr em direção a saída. 

 

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
DIVERGENTEOnde histórias criam vida. Descubra agora