Na Grécia antiga existia uma palavra para definir aquela pessoa que não se relacionava com os outros, que só se importava consigo mesma e que estava pouco se lixando pro que decidiam. Essa palavra era "Idioteis", que era um individuo privado. O oposto dessa pessoa é aquela que se importa com os outros, se importa com os feitos e com a sociedade em si, e se relaciona bem com as pessoas. Essa pessoa era chamada pelos gregos de "Politikos" que se integra a "Polis" na qual significa cidade. Com o passar dos anos se inverteram os papéis e hoje em dia é considerado por muitos que político é idiota, mas isso é verdade? Constumo pensar que as pessoas que falam isso não sabem o real significado de política, pois se soubessem, não chamariam a si mesmo e ao mundo inteiro de idiota.
Política é simplesmente tudo. Quando você entra em um relacionamento, toma uma decisão, discute em família ou simplesmente faz uma reunião para decidir algo. E até mesmo quando você toma a decisão de se ausentar de tudo e todos -sendo chamado pelos gregos antigos de Idiotes- você está tomando uma decisão política. Logo, precisa sim discutir. Política é o que nos molda, é o que todos os seres racionais fazem e decidem em conjunto ou até individualmente. É preciso conviver para viver.
Vivemos uma república e decidimos democraticamente nossos presidentes, vereadores, deputados etc. Logo, a decisão de um grupo de amigos, que você e seu grupo de amigos discordam, pode se tornar a decisão para todos só pelo fato daquele grupo querer exercer a política e seu grupo não querer, se tornando idiota. Seu voto, sua idéia e seu pensamento pode valer muito já que outras pessoas também podem se identificar e também ficar ao seu lado. A união faz a força, e a força da burrice e do ignorantismo está ganhando, pois idiotas e ignorantes não tem medo e nem vergonha de se expor. Por que você teria?
Vivemos um idéario politico baseado no capitalismo, onde o principal objetivo visa o lucro e a acumulação de riquezas, por meio dos bens de produção. Logo, surgiu junto com o capitalismo a desigualdade social já que as classes foram divididas em empresários e trabalhadores. Empresas mundiais tem a maior parte dos bens retido a oito pessoas, e as vezes até em uma se tornando monopólio. Por conta do capitalismo e da divisão de classes, pessoas morrem de fome enquanto outras jogam comida e queimam dinheiro. Algumas sofrem pra colocar um prato na mesa dos filhos enquanto outras gastam em uma peça de roupa o que o trabalhador trabalhando a vida toda e todos os dias, não irá conseguir.
O sistema oposto a esse é o socialismo, que propõe a supressão das diferenças entre as classes sociais, sugerindo uma reforma da sociedade capitalista. Um exemplo de como os dois são completamente contrários, no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção, o que é necessária.
O governo deve providenciar o que é necessário para os cidadões através de politicas públicas e não ficar quieto enquanto uma classe lucra em cima da outra. O capitalismo só favorece quem tem dinheiro e é uma luta explicar isso pra quem apóia o atual governo. Devemos ser conservadores na política e liberais nos costumes, o governo não deve interferir nas nossas decisões pessoais mas deve interferir sim na economia pra ajudar quem não tem condições. É claro que é uma idéia maravilhosa de se pensar, porém, é dificil de se fazer.
O caráter humano é algo a ser posto a prova. Política é dependente da lealdade e honestidade, e por seres coisas humanas, são falhas. A corrupção vem cada vez mais se agravando e me entristece ver pessoas fechando os olhos para isso já que também serão afetadas pela política de um país. Devemos deixar de lado a idéia que uma geração burra passa de que não se discute política e religião e discutir sim. Devemos e podemos, só não o fazemos por que somos ensinados a não faze-lo, pois se fizessemos, estariamos mais por dentro das coisas e não seriamos facilmente alienados como somos ultimamente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Labirintos éticos e morais
Non-FictionVida, política e religião. São os 3 maiores pilares que, na minha concepção, moldam o caráter humano. Pequenas passagens filosóficas com um modo estranho, para alguns, de se pensar. Será que você conseguirá entender esses labirintos? e por conseguin...