Vida, política e religião. São os 3 maiores pilares que na minha concepção moldam o caráter humano. A religião por si só, é imposta na maioria das vezes desde criança e todos crescem acreditando que por fim, a sua é a certa. Mas por que sua religião é a certa, é a real e a minha não? É por que minha família me ensinou a errada e a sua te ensinou a certa? Você acredita que entre 7 bilhões de pessoas espalhadas por todo o mundo, te abençoaram com o dom de seguir a doutrina certa e no final ser presenteado com a vida eterna?
Lidamos hoje com pessoas que ou tem razão ou tem fé. E não digo que são caminhos opostos, mas sim distintos. É difícil ter a razão lógica falando que alguém andou sobre a água, é mais fácil e explicavel definir isso como fé. Fé é aderir uma hipotése que a pessoa passa a considerar como verdade sem precisar de qualquer tipo de prova ou objeto de confirmação. É a total confiança que se deposita nessa idéia ou na fonte transmissora, como livros religiosos.
Ter fé deve ser algo inexplicavel, tal como citei, ter a confiança de que alguém andou na agua ou a capacidade de mover montanhas deve ser outro nivel. Sempre que discuto sobre religião e fé, digo o mesmo: não mude. Continue acreditando, pois a idéia de que nada aqui é em vão ou que tem alguém cuidando de você, te escutando e te consolando ou as vezes até mesmo conversando contigo quando ninguém mais conversa, deve ser maravilhosa, porém, talvez, mentirosa. Cabe a você decidir se quer viver acreditando em coisas que lógicamente não fazem sentido e que são mentiras confortantes ou viver sabendo a verdade e sofrer por saber que tudo aqui não passa de momentâneo.
Me declado agnóstico já que tenho diversas dúvidas sobre religiões e não tenho fé em nada. Porém, não me declaro ateu pois acredito no mundo espiritual, acredito que há algo, só que me questiono muitas vezes sobre o que é e o que pode ser.. ou se talvez tenha mesmo. Até minha formação estar completa, acredito eu que terei me encontrado e me declarado ou ateu ou agnóstico, ou até talvez cristão, não sei. Quem tem 17 anos não viveu tanta coisa assim.
É confortante para a pessoa que sofreu uma perda, ouvir que o parente da mesma está em um lugar melhor. Que o falecido está vendo ela lá de cima, que Deus está com ele. Agora, falar que é da natureza da vida em todas as espécies morrer, que estamos aqui apenas para ser julgado pela história e manter a raça humana viva nos reproduzindo e que depois de anos a natureza irá comer de fato o corpo do falecido através de minhocas e diversos bixos no solo, é no minimo anti ético mesmo tendo razão.
Por tanto, é preciso ter algum objetivo, ter algo pra acreditar e se apoiar em momentos difíceis, é preciso uma punição para ti caso você não siga as leis da sociedade. O medo do inferno é um dos medos criados pela sociedade que melhor aliena o mundo a diversos anos a fazer o que é certo -pra eles- e pra julgar quem faz o errado -pra eles, já que Deus não tem lugar de fala hoje em dia pra dizer o que é certo ou errado. É a sua interpretação das escrituras supostamente deixadas por ele que dirá o que é bom e o que é ruim-.
Portanto, questiono Deus. Se não seguirmos seus mandamentos, normas e regras, seremos severamente punidos. É um deus que se denomina nosso pai, mas não admite ser contrariado e pior ainda: não nos ama se não o amarmos de volta. Deus é rancoroso e vingativo se não seguirmos o que ele nos diz, então como isso se denominaria livre arbítrio?
Deus é vingativo segundo a religião, pois mata inimigos a fogo e terra, e as vezes usa até água, noé, se necessário. Manda filhos desobediente para o inferno sofrer eternamente. Como que com ensinamentos assim, nós meros humanos, também não seriamos vingativos?
Não vejo como a "falta de fé" pode entrar como justificativa pra um pai deixar de ajudar um filho. Crianças que por sua vez tem toda a inocência do mundo, são estupradas e violentadas, enquanto na mesma hora uma pessoa consegue desviar de um carro que iria atropelar. Essa pessoa irá dizer que foi um milagre de Deus ele não ser atropelado.
Por que Deus ajudaria uma pessoa a não ser atropelada e não ajudaria uma criança, inocente, a não ser estuprada?Não sou contra a religião, apenas não me encaixo nela. Sou contra o que não é bom. Mas quem acha que precisa, vá à igreja, a rituais, etc. Faça o que achas melhor pra sua vida e vise o bem de todos, não julgue quem não quer. Acho que o grande problema não é ter gente que acredita em Deus, é ter gente que quer tirar proveito disso, ou quem o interpreta errado e o usa para alienar as pessoas.
Como disse Eduardo Marinho:
"Não me sinto nem ovelha, nem pastor"
VOCÊ ESTÁ LENDO
Labirintos éticos e morais
غير روائيVida, política e religião. São os 3 maiores pilares que, na minha concepção, moldam o caráter humano. Pequenas passagens filosóficas com um modo estranho, para alguns, de se pensar. Será que você conseguirá entender esses labirintos? e por conseguin...