rogers effect

104 5 1
                                    

Narrado por Steve Rogers

    Eu me lembro distintamente da primeira vez em que trocamos meia dúzia de palavras. Wilson, o quarterback dos Jackals, e eu faríamos uma dupla para o projeto proposto pelo Sr. Haubrich, o docente responsável pela aversão coletiva à química. Não éramos tão próximos, não ao ponto de compartilharmos a mesa no almoço ou de frequentarmos os mesmos eventos sociais — não que eu os frequentasse. O meu parceiro e colega de classe mantinha seu próprio círculo de amizades ao qual, porventura, James Buchanan Barnes fazia parte.

    Em uma ocasião na qual Samuel e eu discutíamos sobre o projeto, ao término do quarto período, governo e políticas, James aproximou-se, dispondo o braço esquerdo sobre os ombros de Wilson e desatando a compartilhar conosco — Barnes certamente não notara a minha presença — o quão insaciável era Hailey, visto que, supostamente, a cheerleader havia dado a ele uma canseira, após a reunião na residência de Anthony, o playboy arrogante e prodígio.

    Minhas feições sugeriam repúdio, eu honestamente gostaria de ser poupado destas informações. Pigarreei discretamente, atraindo a mim a atenção alheia. James admirou-se, atestando o já previsto: não havia se atentado às demais companhias. Não me ofendi. Situações como esta ocorriam com alguma frequência e, francamente, ser invisível oferecia lá suas vantagens.

    — Você é...? — Bucky, para os íntimos, não para mim, questionou, somente cumprindo o protocolo; nós três sabíamos que James apenas não dava a mínima para quem eu era.

    — Steve — ou asmático, aberração, fracote, esquisitão.

    — Sou James — me estendeu a mão direita que, de imediato, aceitei, exibindo uma fileira de dentes impecáveis quando me sorriu e, céus, estonteante não era minimamente razoável para referi-lo. Por alguns instantes, deparei-me atado às íris celestes e, embora as minhas possuíssem uma coloração bastante semelhante, definitivamente não geravam o mesmo impacto. — Tenho a impressão de que já o conheço — quanto a Bucky eu não poderia afirmar, mas eu, sim, o conhecia.

    — Na verdade, nós somos colegas de classe — o atleta mostrou-se bastante incerto diante tal informação e sinalizava negativamente, indicando desacordo. — Literatura e composição — tentei novamente e nada, zero.

    Bastava.

    — Foi mal, cara, minha memória não é das melhores — chama-se efeito Rogers. Faz com que o seu cérebro preserve informações úteis e descarte quaisquer referências a Steven Grant Rogers. Sua incidência? Dez em cada dez indivíduos.

    — Tudo bem. Sem problemas — fui honesto, afinal, eu não me importava. Não era como se ele fosse o primeiro e, decerto, não seria o último.

    — Certo. O papo está ótimo, mas não temos muito tempo — o quarterback, até então em silêncio, se manifestou, verificando rapidamente o relógio de pulso. — Rogers, nos falamos após o treino — estabeleceu.

    — Sam tem razão. O treinador Phillips não tolera atrasos — reafirmou, massageando a nuca. De fato, Chester Phillips fazia jus à sua fama e, além de não tolerar atrasos, o treinador não tolerava não atletas. Me recordo nitidamente de seu tom autoritário e suas humilhações, em ocasiões nas quais eu não realizava suas propostas incoerentes. Fala sério, quem sugere vinte e cinco voltas ao redor de um campo de futebol americano a um asmático?

    — Tudo bem, não vão se atrasar por minha causa. Até... qualquer hora — situações como esta eram bastante atípicas e não se repetiam. Não esperava que, a partir deste momento, James e eu nos tornássemos bons amigos. Não éramos, digamos, compatíveis. Bucky pertencia ao atletismo e eu, às artes e ao peer tutoring, o que não era lá um sinônimo de diversão.

    — Até mais, Stanley. Foi legal te conhecer.

    E então se afastaram. Logo adiante, juntaram-se aos parceiros de equipe que os cumprimentaram com apertos de mão e afins. Hailey também estava presente e, bom, não é realmente necessário colocar em palavras o que a cheerleader e James protagonizaram aos demais alunos. Ao término, o atleta a envolveu a silhueta curvilínea ajustada ao uniforme verde, branco e dourado e, por fim, direcionaram-se todos à saída.

    — É Steve...

in your orbitOnde histórias criam vida. Descubra agora