começar aqui, não foi fácil. precisei de noites e procrastinamento por dias para conseguir escrever essas linhas. precisei de luta, vontade e alguns choros. já desisti diversas vezes, mas talvez o meu primeiro passo para o mundo conhecer minha escrita seja pela gratidão que sinto por cada uma dessas pessoas.
nunca me agradeço, mas talvez, ter a noção de que dei o meu melhor é suficiente para me sentir alegre com todas as minhas ações. até porque, expor cada sentimento meu é um ato de coragem.
meu pai e meu avô andaram de mãos dadas comigo durante esse processo sem nem saber que eu escrevia algo. sei que cada passo que trilhar, um estará batendo palmas pra mim na primeira fileira e o outro no meio das estrelas.
minha mãe, musa da minha vida. me apoiaria em qualquer escolha dessa vida.
mas além deles, preciso agradecer a cada alma dessa, que me acolheu em momentos de queda:
a Luiza, a menor mulher da família. mas a maior em coração. feminista desde a barriga.
ao meu melhor amigo, Pedro Felipe. que homem espetacular. me viu em cada passo dessa trajetória e esteve comigo em momentos que nunca esperei ter uma figurina masculina do meu lado. queria que todos tivessem um Pedro na vida. meu amigo, sempre se lembre que você é a chave para eu ser a aspirante a escritora que sou hoje e você é capaz de chegar a lua se quiser, e quando quiser.
a Iago, o primeiro menino que gostei nessa vida e entre muitos risos, o amor mais fofo que já tive. leu meus primeiros textos e talvez, nem esperasse que estivesse aqui. mas quem esquece do primeiro amor, não é mesmo?
a Ellen, por ser a amiga mais twitteira que tenho e a que me jogou com amor a escrever um livro no Wattpad. agradeçam a ela, por eu estar aqui e também por lembrar que sou boa.
a Diego, meu presente desse ano. reconheci nele um amigo amável e junto com todo o zelo, escolhi ele para ilustrar os desenhos básicos do livro. não conseguiria nada, sem a sua ''subjetividade''.
a Maria, Juliana e Nathália. minhas irmãs que o destino decretou que eu precisava ter por perto. cada uma no seu diferencial, cada uma com suas imperfeições perfeitas. três grandes mulheres se descobrindo mulheres ainda, mas fazendo um papel fundamental pra essa humanidade: existir para jorrar luz. verdadeiramente boas. todas ensinam sobre justiça, feminismo, empatia e sororidade. e todos os poemas desse tipo aqui, deve-se ao fato delas me ensinarem isso ao longo da jornada e serem as responsáveis principais, para conseguir me reerguer todos os dias.
a Marina e Vitória, minhas amigas de anos e anos. só nos três sabemos os choros em cima da cama durante a madrugada, sem nem imaginar que viraríamos seres tão fenomenais. precisei passar parte da minha adolescência tendo os meus primeiros descobrimentos com vocês. que sorte. se tenho amor no coração ainda para mostrar a todos, é porque vocês me ensinaram isso.
a Katherine e Pedro Henrique, por me ajudarem no momento mais difícil da minha vida. mesmo com a distância, vocês foram majestosos ao me apoiar.
a Nathália Lins, feminista forte. as adolescentes de quinze anos que amavam a leitura, estão orgulhosas de quem somos agora.
a Luana e João Gabriel, casal que inspirou um poema desse livro. se um dia o sucesso chegar, espero vocês com dois filhos me aplaudindo. duas pessoas verdadeiramente íntegras e boas. a imensidão é pouco para o tanto que admiro os dois. juntos e separadamente.
a meu grupo de amigos, que o ano de 2019 me deu. Vanessa, Victor, Marianna e Juliana. cada um de vocês me ensina sobre força e companheirismo, o real significado da palavra: união. vocês fizeram o mundo para me deixar bem nessa fase, desde o riso até os puxões de orelha. Nessa é companheira. Marianna é empática. Juliana é acolhedora. Victor é luz. e acreditem, o meu sucesso devo metade a vocês.
a Fábio, que já me deu tantos conselhos e um áudio que mudou o rumo do meu coração, fazendo-me entender que ''tudo passa''.
a Kaio, a pessoa que inspirou metade desse livro me presenteou também com essa amizade e juro a vocês, nunca conheci menino mais humano como ele. acolhedor, empático, parceiro, bondoso e verdadeiro. esteve presente em grandes momentos desse ano e nem imagina o quanto admiro, e sinto falta do momento em que éramos três. cuida dele por mim e se cuida.
a Hélio, Lucas, Tassio, Davi, Gustavo e Brenno. cada um de vocês, homens maravilhosos me deram abraços significativos que concertaram vários pedaços quebrados em mim. e um agradecimento especial a Hélio e Tassio, sem vocês, eu juro... esse ano não seria bom. vocês dois cuidam de mim como uma irmã caçula e eu amo isso.
a toda minha sala por me ouvir e me apoiar diversas vezes. abraçando, dando risadas, nas divergências que se tornavam união depois. e principalmente meu amor eterno a Gabriella, Luana Sande, Luanna Silva, Aninha, Bia, Julia, Giovanna, Débora, Larissa e Ana. cada uma me apoiou de forma diferente, essa gratidão é eterna. vocês são mulheres espetaculares.
a Lisandra e Amanda, a vida nem sempre é justa, mas ela coloca pessoas no seu destino pelo momento e tempo necessário. sou grata a cada conversa, ensinamento e acolhimento que recebi de vocês. vocês são luz e um céu cheio de estrelas na vida de muitos, e foram por um bom tempo na minha. eternas.
a Clara... esse ano, sem ela, não dava. é a minha conexão de alma, de outra vida, com toda certeza. me emociono ao agradecer cada abraço, conselho e passeios. pessoa sem nenhum resquício de maldade, sem nenhum traço de pouca bondade. empática ao extremo. brilha sem nem querer iluminar. só terminei esse livro, porque todas as vezes que achava que não ia conseguir, ela me relembrou que era capaz. leu metade desses textos, opinou sobre cada capa. nunca me julgou por expor meu amor nesse livro, porque ela viu cada gota do meu sofrimento. bom, desejo a todos uma Clara nessa vida.
e a vocês meus futuros leitores, espero que se sintam tão impactados e acolhidos como eu fiquei após fazer cada poema. que eu venha em muitos outros livros, agradecer a vocês por terem acreditado em mim. um poema de luta e força a cada um, independente de onde estiverem lendo isso.
gratidão e luz.
rosa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Rosa Me Contou
PoetryA Rosa Me Contou é uma junção de poemas sobre crescimento e a flor humana. Sobre semear, se tornar uma rosa, sua pior parte e o despertar. Sobre o amor, o medo, a perda, a falta, a dor, a luta e empoderamento. O livro é fragmentado em quatro partes:...