Verdade

94 16 6
                                    

Eu estava tentando ser mais otimista ultimamente, mas sem perder a noção da realidade. Li sobre uma definição específica uma vez, usaram o termo realista esperançoso, então acho que ele é o que se encaixa melhor no meu estado atual. Ultimamente, ver o copo meio cheio parecia a unica saída para os dias longos demais, mas haviam exceções, manhãs em que eu simplesmente não podia sair para encarar a sociedade. 

Nesse dia em especifico apliquei um golpe de misericórdia em todos os que teriam que conviver comigo e me dei um dia de folga, passando boa parte dele sentado em frente à minha escrivaninha, meus olhos relendo artigos, depois romances, só para caírem novamente na lombada que eu havia aprendido a reconhecer. Eu não queria pensar muito, divagar e então questionar sobre conflitos e situações. Eu não queria pensar sobre juventude, problemas socioeconômicos e depressão em massa.

Eu estava fugindo.

Haviam todos esses assuntos importantes, todas as coisas que eu aprendi em tão pouco tempo. Meu esforço estava direcionado para que eu pudesse entender como mudar e ser mudado pelas situações que mais me incomodavam, porém ainda era difícil perceber como algumas pessoas permaneciam inertes ao que acontecia, ficava ansioso por pensar nisso, meu corpo tenso com a perspectiva de sair e tomar outro soco de realidade.

Apesar de eu ter sempre um pensamento crítico sobre as coisas, estava se tornando um pouco complicado olhar para tudo o que me cercava e permanecer com um nível de ignorância sadia. Achava importante saber se afastar e então respirar fundo, não absorver tudo o que acontecia ao redor. Era uma questão de sobrevivência, e o livro havia me tirado um pouco disso.

Em meses eu o devolvi a biblioteca e o trouxe de volta para mim, um ciclo infinito que recomeçava quando eu andava pelas prateleiras e ele parecia estar no mesmo lugar de antes, intocado. Não era possível que somente eu o tivesse lido, essa possibilidade não parecia real, mas ainda assim eu o alugava novamente, continuando a leitura do lugar em que havia parado.

Acho que eu nunca irei conclui-lo de uma vez.

Mesmo assim eu estiquei meu braço e o puxei novamente, para então larga-lo, levantando da cadeira num rompante, saindo do meu quarto só para ter alguma coisa para fazer. Estava sozinho em casa, parecia importante que todos estivessem cumprindo suas agendas e isso fomentou minha vontade de simplesmente ignorar a minha.

Pensei em dar um passeio no parque próximo, andar de bicicleta, comprar um lanche na lojinha que fazia esquina com a minha casa e apenas observar o vai e vem das pessoas, mas desisti dessa ideia logo depois que a tive, apenas pegando uma garrafa de água antes de voltar para o exato lugar de onde eu havia saído.

Minha cabeça tombou cansada e se apoiou na madeira da mesa, meus olhos indo novamente para o livro, meus dedos escorregando ao encontro dele de forma inconsciente. Eu me sentia bem quando o lia, quando passava pelas situações que ele me apresentava e as via de forma diferente, com um olhar mais apurado, tendo sempre uma confirmação sobre como as questões eram recentes. Mas ainda assim me sentia um pouco triste, não porque o livro tinha a intensão de que assim fosse, mas porque as cartas eram tão reais, que pareciam pesadas.

Verdade

Agosto, 17

Você

Está tudo bem se eu apenas falar com você? Tenho te visto em todos os lugares agora, o seu rosto. Eu reconheceria seus traços em qualquer lugar, mas essa pessoa, a que você se transforma quando abre a boca, ela não é você. Não de verdade.

Reli todos os seus livros favoritos e escutei as músicas das bandas que você considerava "incompreendidas", as letras e palavras que encheram meus ouvidos e olhos, me remeteram a alguém que se construiu ao redor delas. Você demorou um longo tempo para se transformar em uma pessoa única, e posso dizer que toda a espera valeu a pena porque eu acompanhei seus estágios, vi como você lutou para ser o mais verdadeiro possível. Mas agora eu percebo que se não fossem pelas mais efêmeras coisas, como sua voz e a forma que seu cabelo cai insistentemente para o mesmo lado, eu não conseguiria te achar em uma sala lotada.

LightsOnde histórias criam vida. Descubra agora