Através das eras, mesmo na era pré-histórica, enquanto seu uivo atravessava a quietude da natureza e a noite enchia de medo o coração do homem primitivo que lá longe rastejava para a segurança de alguma caverna fria e escura; medo semeado ao longo dos séculos, quando ainda era conhecido como o saqueador dos rebanhos dos pastores, não poupando atacar na floresta as crianças, donzelas ou até mesmo o viajantes solitários; mais próximo ainda, era o tempo em o reflexo vermelho dos seus olhos por toda a triste planície de neve intocada durante o luar metálico e frio paralisava alguns grupos de viajantes, e os cavalos estáticos faziam uma pausa aterrorizada no seu frenético galope ,…. todos as visões do lobo durante os imemorial séculos foram sempre inevitáveis, impiedoso inimigo do homem, e, poucos animais do mundo tem essa aura de fantasia para o mundo, ou melhor, a experiência e os conhecimentos adquiridos de nossos antepassados, nos investiram e cercaram com tantas supertições e crenças que são horrivelmente verdadeiras e falsas.
As características distintivas do lobo são uma desenfreada crueldade, bestial ferocidade, e fome voraz. Sua força, sua astúcia, sua velocidade foram consideradas qualidades anormais, quase misteriosas, ele tinha uma coisa do demônio. Ele é o símbolo da noite e do inverno, da força e da tempestade, do escuro e misterioso prenúncio da morte.
-
Foi e sempre será um animal lendário, um ser mitológico e um símbolo totémico. Quase sempre perseguido, poucas vezes compreendido e muito menos respeitado, o lobo constituiu alguma vez um sério concorrente do homem. A maior parte da humanidade considera-o como um símbolo de crueldade e de sangue, porque no passado quando o homem aprendeu a domesticar e dominar outros animais, o lobo converteu-se numa peste, um bandido que roubava o gado a camponeses e nómadas. Criatura mortífera por excelência, lá onde o lobo habita ninguém sabe o que é a paz, pois “o grande matador” leva a morte como estandarte, e como digno filho de Marte vive em guerra constante.
Isto é o que ficou no nosso subconsciente coletivo; mas sem dúvida também o homem aprendeu com ele, e quando os humanos se viram obrigados pelas circunstâncias a adotar a prática da caça, desenvolveram um respeito muito especial pelos métodos e capacidades deste animal. Viram que o lobo era magnífico na sua estratégia, impecável em cada um de seus movimentos, mestre no ataque, a encarnação da força e da eficácia.
No entanto, em todas as batalhas entre o homem e o lobo, o último sempre teve que perder, como lei inevitável da escala evolutiva.
E foi assim que o vagabundo dos bosques estendeu as suas correrias pelo mundo fantástico da literatura e, do mesmo modo que se esconde numa cova para dar à luz aos seus lobinhos, com o poder do seu fascínio introduziu-se na imaginação das mentes mais diversas, entre letrados e poetas, que por sua vez deram á luz inumeráveis histórias que sempre nos acompanharam.
É tradição que desde pequenos, com os olhos abertos, escutávamos a nossa mãe ou a avó contar-nos aqueles contos tão antigos como entranháveis da “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau”, ou as dificuldades que passaram os “Três Porquinhos”, ou “Os Sete Cabritos”, ou a história daquele pastor mentiroso que enganava todos dizendo que vinha aí o Lobo, ou… enfim, todo um inesgotável repertório com a constante do lobo como sendo o personagem mau da história. Uma vez Rudyard Kipling, inspirado na velha Índia, deu-nos outra visão do lobo, no seu maravilhoso “ Livro da Selva”, e inclusivamente Ruben Dário conseguiu fazer dele um ser bondoso graças à santidade de Francisco de Assis, numa bela poesia. E quem não sentiu com Herman Hesse que dentro da sua alma palpita um “Lobo das Estepes”? . Há centenas, milhares de títulos em todas as línguas onde aparece este nome fascinante.
-
VOCÊ ESTÁ LENDO
Over the Moonlight | Larry | Mpreg
FanfictionNos séculos passados, a hierarquia reinava e comandava tudo a sua volta. Os nobres e a realeza mandavam e comandavam seus súditos, camponeses e até mesmo parte do Clero. No mundo sobrenatural, não era tão diferente. Alfas "reinam" sobre Betas e Ômeg...