Aquele nem parecia um dia tão especial. É que olhando assim, com olhos humanamente distraídos, parece apenas mais um dia em que as crianças brincam de manhã sob a sombra da densa mata que envolve o clube do Alphaville de Salvador, onde elas moram.
Se bem que olhando de outra forma, todos os dias podem ser únicos e especiais. Nenhum, no entanto, será tão mágico e especial para aquelas crianças e os guardiões. Tão especial que este foi o dia em que alguém percebeu que este pequeno pedaço de Mata Atlântica foi batizada e se tornou:
O VALE ENCANTADO DE SALVADOR.
Figura 1 – Imagem aberta do Vale Encantado de Salvador
- Pegue a bola, Nina. – Gritou Luma para a irmãzinha.
- Eu não! Foi você que jogou. – Disse Nina, demonstrando ficar aborrecida julgando que aquela é mais uma das muitas vezes que a irmã pede para ela fazer o que ela mesma, Luma, deveria fazer.
- Joguei e você não pegou. Essa é a regra. – disse Luma que adorava a irmã que para ela sempre foi a coisa mais fofa do mundo. Beijar as bochechas macias e doces de Nina era algo que ela fazia tanto quanto pedir para a irmã pegar as coisas para ela.
- Jogou fora do meu alcance. – disse Nina que aprendera a falar não fazia tanto tempo assim. E que só agora começava a dizer não para alguns chamados e pedidos da irmã. Dizer não é algo que toda menina precisa aprender para não cair nas armadilhas da vida ou para simplesmente não ser feita de trouxa.
- Você nem tentou pegar. – disse Luma.
João, que sempre queria ser gentil com as duas irmãs que eram como irmãs para ele também, já que foi ali, há poucos anos, que começaram a dar os primeiros passos e a poder caminhar com as próprias pernas, chegou a sair da piscina para ir buscar a bola - Ele sempre queria proteger Nina, a mais nova da turma. – Ele, no entanto, parou para beber água na garrafinha, e nesta fração de tempo, Nina fez o que sempre fazia: atendeu o pedido da irmã mais velha. Saiu da piscina para pegar a bola. Só que ao ver a bola, Nina disse, retraindo-se:
- A bola caiu na mata e rolou lá para baixo.
- É só ir lá e pegar. – Falou Luma como se fosse simples assim.
- E quem vai lá? – perguntou Fernandinho, - Ontem saiu uma cobra gigante aí de dentro. Meu pai disse para a gente nunca entrar aí.
Bia, a irmã de Fernandinho, acenou com a cabeça concordando. Bia e Fernandinho tinham mudado há pouco tempo para ali. Para eles aquela mata era uma floresta misteriosa e assustadora. E na semana passada uma sucuri enorme havia entrado na área da piscina da casa deles.
Marina aproveitou a parada para pegar o celular e tirar uma selfie e registrar seus traços fortes de menina morena. Ela era a única, até aquele dia, que já tinha um celular só seu.
- Vamos chamar um adulto. – disse a esguia Bia, que sempre tentava usar sua sabedoria de menina.
- Está muito cedo. Os funcionários não chegaram ainda. – Disse Marina, para quem o clube era uma extensão da casa em que vive desde que se conhece por gente.
- Sei não, viu! A bola está logo ali. Vocês têm medo de tudo. Nina têm medo até da sombra. – Disse Luma pegando a garrafinha da mão de João e tomando um longo gole. E leve, livre e destemida como é, desceu com a garrafa na mão por entre as árvores para buscar a bola.
Aquele era um pedaço um pouco mais descampado da mata, e Luma, que cresceu vendo aquela mata todos os dias, se sentiu protegida pela luz do dia. E caminhou sem medo de perigo, iluminada pela luz verde e macia do sol que atravessa por entre as árvores.
YOU ARE READING
SALVADOR DO VALE ENCANTADO (Nome apenas para esta versão do whatpad)
AdventureAventura baseada em relatos reais de um dia muito especial para os que defendem a mais antiga e biodiversa floresta do Mundo - a Mata atlântica. O dia em que uma pequena área, onde ocorre esta história, recebeu o nome de Vale Encantado. Conta de fo...