Todos os verbos são conjugados no presente do indicativo apenas retirando o acento agudo da vogal final (acento esse que caracteriza o infinitivo). Portanto, o verbo verbalizá, se conjuga verbaliza. A exceção é para a primeira pessoa (ego) que exige terminação em -o, ego verbalizo. Concluimos que existe então apenas duas conjugações possíveis, uma para a primeira pessoa, e outra para as demais.
ego verbalizo
tyou verbaliza
helle verbaliza
nous verbaliza
vous verbaliza
elles verbaliza
Ou simplismente:
verbalizo/verbaliza
Já o pretérito perfeito (passad remoti) se caracteriza pela desinência -è (ou -iè com verbos de 2ª e 3ª e terceira conjugações) para a primeira pessoa e -ò (ou -iò com verbos de 2ª e 3ª e terceira conjugações) para as demais.
ego verbalizè
tyou verbalizò
helle verbalizò
nous verbalizò
vous verbalizò
elles verbalizò
Ou simplismente: verbalizè/verbalizò
NOTA: este acento voltado para trás é justamente para indicar o passado.
Futuro: vo verbalizá/va verbalizá
O pretérito imperfeito (passad habitual), pretérito perfeito (passad remoti) do subjuntivo, e condicional ou futuro do pretérito: verbalizavo/verbalizava
Mais-que perfeito: tenivo verbalizad/teniva verbalizad
infinitivo: verbalizá
gerúndio: verbalizano
participio: verbalizad
imperativo: verbalizaist
coletivo: verbalizamoO coletivo é uma nomenclatura nova, criada no I-LING. Corresponde em português ao imperativo na 1ª pessoa do plural, quando se dá uma ordem, ou se faz um pedido a todos (façamos, possamos, trabalhemos, estudemos)
2ª CONJUGAÇÃO: verbo andstendé (entender)
andstendo/andstende
andstendiè/andstendiò
vo andstendé/va andstendé
andstendivo/andstendivainfinitivo: andstendé
gerúndio: andstendeno
participio: andstendid
imperativo: andstendeist
coletivo: andstendeno3ª CONJUGAÇÃO: verbo producí (produzir)
producio/produci
produciè/produciò
vo producí/va producí
producivo/producivainfinitivo: producí
gerúndio: producino
participio: producid
imperativo: producist
coletivo: producimoEssas conjugações foram baseadas no português vulgar, com nuances de espanhol, o que torna o I-LING altamente inteligível nessas 2 línguas, de abragência transcontinental. O gerúndio do I-LING era para ter a terminação em -NDO, mas essa letra D (assim como a letra T) tendem a desaparecer nos metaplasmos orais (assim como no inglês, os termos twenty, brand new, se pronuncia tweny, bran new) e nisso o I-LING já se antecipou. Muitos fenômenos linguisticos rejeitados pela norma culta – e frequentemente mal vistos – são aceitos no I-LING, pois os vícios de linguagem falados pelo povo, às vezes são soluções eficazes contra normas eruditas ou impopulares.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tutorial I-LING (Relançamento)
De TodoO I-LING é uma língua construída (conlang) mista, aglutinante e sintética. Tem o objetivo de facilitar a comunicação internacional, unificando idiomas de alfabeto latino e eliminando falsos cognatos. O I-LING tem poucas regras, é super regular. Na c...