A vida realmente é incrível, há tantas coisas que acontecem, coisas tão inesperadas que as vezes (pelo menos eu) ficamos boquiabertos com alguns certos eventos. Aqueles tipos de acontecimentos que pensamos, "isso é muito coisa de filme".
Uma das incríveis coisas que já passei foi experimentar dois lados diferentes de uma mesma situação. Você provavelmente também já passou por isso, no meu caso foi no ensino médio.
Quando estava cursando o segundo ano do ensino médio fiz amizade com um grupo de meninas. Uma delas, que até hoje é uma grande amiga, acabou namorando com um amigo que apresentei. Eles ficaram juntos por muito tempo, e teve certos acontecimentos que presenciei que foram realmente contraditórios. Um deles foi quando os dois brigaram e eu escutei a história da briga dos dois lados, um lado que dizia uma coisa, e outro lado que dizia outra, o mais interessante é que a briga entre os dois foi apenas um evento e havia ali dois pontos de vista diferentes, e eu como apenas um espectador, pude entender já naquela época como as pessoas podem ter pontos de vista diferentes sobre algo.
Como disse acima, isso para mim foi um acontecimento contraditório, afinal, como podemos ter diferentes argumentos sobre algo que é de um único jeito? Penso que, isso é algo do ser humano. Concorde comigo (ou não) que você obviamente não pensa como seu pai, ou seu irmão, ou amigo, ou seja, lá com quem você convive. Por pensarmos diferente isso nos torna diferentes, então ter pontos de vista diferentes é comum, certo?
Mas como saber qual lado está certo? Nessa briga que descrevi sem detalhes, afinal não é necessário, qual lado estava certo? Se você escuta duas histórias sobre um acontecimento, e você deve decidir quem está certo como você definirá? Você pode escolher o lado ao qual tem mais afinidade. Ou não.
Uma coisa que a filosofia ensina, digo especificamente à de Descartes, é que podemos refletir sobre algo é de fato verdadeiro, e com evidências mudar nossa opinião. Afinal, o trabalho da policia quando investiga um crime é estudar os diferentes postos de vista para entender o que realmente aconteceu, e assim chegar à real história. E nós como humanos, tendemos a ter nossos próprios motivos para defender nosso lado da história. Quando você vê os dois lados da moeda você pode entender melhor e ter uma melhor posição sobre o assunto. Saber todos os diferentes pontos de vista ajuda a entender por que cada um defende o seu lado, e assim comparar esses pontos para encontrar o que à de semelhante entre eles.
Para melhorar essa reflexão, vamos pensar em uma situação hipotética: João e José são amigos de longa data, um dia eles brigam enquanto conversavam sobre se a pena de morte é algo valido. João defende que não, pois acredita que não devemos decidir quem vive e quem morre. Diz João "se decidimos dar pena de morte ao homem que matou não somos diferentes dele, se você acha que mata-lo vai evitar que ele faça novas vítimas, então também quem escolher dar a pena de morte também deve morrer, afinal se outra pessoa for condenada a morte, não estaria fazendo novas vítimas? E aquele que condena não será condenado, pois seria 'válido' pois está decidindo por um meio 'legal'". Então José se defende dizendo: "Não, a pena de morte é válida, pois aqueles que matam e cometem crimes imperdoáveis devem ser extintos, assim se for feito, cada vez menos pessoas irão fazer o mau, pois sabem que serão punidas por isso. E dar a pena de morte não o mesmo que matar por matar, pois isso é um meio que podemos utilizar para beneficiar um número maior de pessoas, aqueles que não fazem o mau".
Percebe que são dois lados da mesma moeda? A moeda se chama morte, e João e José são a cara e a coroa. Se por exemplo eu pedir a você que está lendo escolher um lado, qual escolheria?
Escolher um lado é uma escolha que temos, mas escolher um lado, significa que você irá estar contra o outro. Causando assim uma discórdia desnecessária, ou seria necessária?
João e José não se falam a dias, seus outros amigos então decidem tentar reconcilia-los. Antônio, amigo em comum deles, pede para os dois sentarem juntos e tentar chegar em um acordo. Antônio então pede para cada um contar o que acham sobre o assunto discutido. Antônio analisa os dois lados e depois de um tempo diz: "beleza, João e José, seus pontos de vista são totalmente válidos, nenhum dos dois está errado, pois não existe lado certo. O que define o lado certo ou errado é a opinião de quem decide. Entre um Serial Killer que cometeu mais de 30 assassinatos e um homem que matou uma criança qual dos dois merecem pena de morte? Eles são iguais? Ok, então o juiz que já sentenciou mais de 40 pessoas a morte, é igual ao serial killer? Quem decide a vida? Em uma sociedade são aqueles que detém o poder vigente. E vocês que são amigos a tanto tempo estão brigando por algo que não cabe a vocês decidir, se você João é contra a pena de morte, vote contra e você José vote a favor. Se vocês não são do mau, não precisam decidir pelos outros, a não ser que vocês decidam ser juízes, aí a história é diferente. É bom que vocês sejam amigos e possuem opiniões diferentes, assim não irão viver em uma bolha, mas vocês precisam aceitar que nem todos irão concordar com vocês, e tudo bem, afinal não queremos ser clones um dos outros, não é?".
Antônio, João e José são três opiniões compartilhadas que há dentro da minha reflexão, eles se chocam de vez em quando, mas agora eles se respeitam. O lado de Antônio não é nem cara e nem coroa, ele é o que posso chamar de O Terceiro Lado da Moeda, aquele do qual você nunca tirará na sorte, ele prefere não escolher, por que não escolher, também é uma escolha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Interno
No FicciónNesta obra vou tratar de coisas do dia-a-dia em que reconheço em mim o que "você" diz que o outro tem. Seguindo uma base filosófica que é a mais essencial: Por que? A partir disso me pergunto e me respondo (pelo menos o que eu conseguir responder) e...