José ama as tradições da sua terra, uma delas é o carnaval, ele adora assistir as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Yonara por vê-lo assistindo sempre o acompanhava, mas sempre dormia rápido. Ele sempre focava na inocência das crianças, porém não comprava máscaras que pudesse trazer algum ensinamento ruim. As máscaras sempre eram simples e bonitas.
José sempre foi um homem família, então, tudo que ele participava levava a sua família junto. Mesmo gostando do carnaval, nunca foi fã de blocos carnavalescos em sua cidade, sendo assim, nunca levou seus meninos para ver. Em todas as datas especiais ele comemorava do seu jeito, mas comemorava, Yonara amava.
Ao chegar a Páscoa, José ama agradar seus dois caçula dando chocolate, mas sempre na medida do possível, Pois nem sempre ele tinha dinheiro suficiente para comprar. Mesmo assim ensinou a seus filhos a serem gratos e vê o coração ao invés de materiais.O São João chegou e é uma das culturas mais linda, comidas típicas, forró pé de serra, folclore, entre outros. José levava os pequenos para ver a festa, o pessoal cantando, e os filhos ficavam maravilhados com tantas coisas bonitas. A sua intenção era a mais bela, levar os filhos para comer e ver o quão bonito era as festas, isso já era uma rotina toda vez que chegava o São João. A noite ele fazia a fogueira para comemorar as datas de cada santo que são três, Santo Antônio é o santo casamenteiro, diz a lenda que quem passar por debaixo da pedra de Santo Antônio três vezes encontrará um par para casar; São João e São Pedro. Comprava diversas bombas juninas, mas nada que arriscasse a vida de seus pequenos e dos demais; chuveirinho, trac trac, cobrinha eram os que mais tinham para a animar a noite.
Alguns meses depois
Yonara narrando
Chegou o dia dos pais, bom, não sei o que comprar para presentear meu pai. Eu ainda não trabalho, sou nova para isto, mas vou pedir dinheiro a ele e compro o presente dele.
- Papai, me dar dinheiro para comprar o seu presente
- Filha, hoje não tenho. Para que você queria?
- Comprar um presente para você, hoje é dia dos pais, feliz dia pai. - Ela o abraçou.
- Obrigada, minha filhinha. Olhe, não tenho dinheiro hoje, mas não preciso de presente, pois meu melhor presente já tenho que é você e seus irmãos, vocês são muito preciosos pra mim.
- Tá bom, próximo ano eu lhe dou, ta? Um dia quando eu crescer lhe darei tudo, uma televisão, geladeira... Tudo que for de presente vou lhe dar.
- Ta bom, minha menininha.Hoje sei que não posso dar nada ao meu pai, mas sei que um dia iria crescer e um dia vou poder dar a ele tudo que quero, meus planos é um dia cuidar dele quando ele tiver bem velhinho, Vou colocá-lo no colo, dar banho, comida e levá-lo para passear, tanto ele como a mamãe será muito bem cuidado por mim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pai & Filha
Short StoryJosé é pai de 11 filhos, trabalhava na agricultura e como sapateiro para não deixar seus filhos passar necessidade. Casou quatro vezes, a quarta esposa foi á única que deu certo com ele. Durante a sua trajetória, pode-se dizer que ele foi guerreiro...