No começo da década de 90,a banda estava saturada de trabalho. As brigas entre os membros se tornaram constantes. E a banda resolveu "dar um tempo". Ainda em 1990,Jon Bon Jovi lança seu primeiro álbum solo, intitulado Blazer of Glory e que foi trilha sonora do filme Young Guns 2 (jovens demais para morrer 2). No CD hits como Blaze of Glory (seu clipe até hoje é um dos mais exibidos em toda a história do MTV),Miracle e Santa Fe.
Richie Sambora também lançou um disco solo. Stranger in This Town é de 1991 e foi baseado em suas raízes de blues. O trabalho não chamou tanta atenção à mídia,as vendas foram baixas e a turnê promocional foi bastante curta. O show mais lembrado foi o de San Diego (EUA),em 1991 capturado no próprio soundboard e gravado em alguns CDs bootlegs ao redor do mundo.Em 1992,a banda se reúne para gravar Keep The Faith,o quinto álbum de estúdio(cujo nome original era Revenge). Contendo letras mais políticas do que românticas,o álbum trás uma mensagem crítica da sociedade. Neste álbum,a banda assume também um novo visual,mudando os cabelos, entrando de fato,na década de 1990. O disco vendeu milhões de cópias pelo mundo e foi considerado um sucesso. Em 1994, Bon Jovi lança a coletânea Cross Road,Uma das mais vendidas e populares pelo mundo e que continha duas músicas inéditas: Always,que originalmente foi feita para a trilha sonora do filme O sangue de Romeo, curiosamente fez muito mais sucesso que o próprio filme, e Someday I'll Saturday night,que teve que ser retirada das paradas da MTV brasileira,para dar chances a outros clipes.
Nesse mesmo ano,Alec John Such deixa a posição de baixista da banda,sob rumores conflitantes de alcoolismo,uso de drogas e acidentes de moto. O baixista Hugh McDonald assume seu lugar. Em 1995,é lançado o álbum These days. Marcado por um clima soturno,ainda mais socialmente crítico do que Keep The Faith,e por letras visivelmente mais complicadas e maduras. A banda emplacou sucessos como hit-balada, This Ain't a Love Song e a faixa título These days. No mesmo ano,gravaram 3 shows consecutivos no lendário estádio Wembley,em Londres. Com todos os ingressos esgotados. Para promover o disco,o quarteto saiu em turnê por quase todo mundo,passando por países como África do Sul, Índia e Tailândia. No Brasil,a banda se apresentou em São Paulo,Rio de Janeiro e Curitiba,tendo todos os seus ingressos esgotados.
Após o final da excursão,em 1996,os Bon Jovi resolveram dar mais uma parada para que seus integrantes pudessem se dedicar a seus projetos pessoais. Em 1997, Jon Bon Jovi lança seu segundo álbum solo, Destination anywhere,com fortes influências do rock britânico.Junto com o disco foi lançado,um curta-metragem de mesmo nome. Baseado nas letras da música,o filme teve a colaboração de Mark Pellington,como diretor e roteirista,e contou com a participação dos atores Kevin Bacon,Demi Moore,Annabela Sciorra e Whoopie Goldberg.
Como parte da divulgação do trabalho,Jon veio até o Brasil e se apresentou em programas de grande audiência como Domingão do Faustão,Planeta Xuxa,ambos da Globo,e Programa Livre do SBT. O hit Janie Don't Take Your Love To Town,foi um grande sucesso naquele ano. No ano seguinte,1998,Riche Sambora fez o mesmo com o álbum,Undiscovered Soul,que mostrou amadurecimento musical e contou com a participação de Steven Tyler,vocalista do Aerosmith,na gaita de If God was a Woman. Algumas músicas chegaram a tocar nas rádios brasileiras ,como Hard Time Come Easy, e In It For Love.
🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bon Jovi: A História
Randomnesse livro,contarei a história da banda Bon Jovi,do começo até os dias de hoje.