No começo era apenas nada e o nada então desapareceu com a chegada dos primeiros povos em Tedia, depois dos primeiros povos surgiu-se tribos que conviviam em completa harmonia. Séculos e séculos se passaram até que o homem conheceu o ódio e a ganância e assim surgiu a maldade. Tribos se dividiram em duas e se nomearam de Leão e Urso. Essas duas tribos também ficaram conhecidas como os povos do fogo e do gelo já que o os habitantes do leão vinham de uma terra quente e seca com partes desertas ao sul enquanto os do urso eram da parte norte de Tedia com o clima frio e nublado, e mais ao norte uma nevasca que nunca parava de cair. Toda a maldade dessas tribos ficou se acumulando durante muito tempo em um ser espiritual e essa maldade virou um corpo, um ser maligno que foi criado a partir do ódio dos homens, os leões e os ursos só o viram uma vez e o chamaram de Lírion, o rei das trevas.
O tempo foi se passando e as tribos viraram nações, havia guerra por territórios e esses eventos ficaram marcados como a ''era das primeiras dinastias'', onde os leões e os ursos acabaram tomando posse de toda a terra de Tedia, de norte a sul. Um dia, os ferreiros da nação do leão conhecidos como ''ferreiros do fogo'' os maiores forjadores da história, criaram uma joia que continha poderes místicos e supremos fazendo com quem a empunha-se tivesse o poder de seres celestiais. O poder da joia preciosa era demais para o povo do urso até que um dia quando viram que seria inútil lutar contra os leões, eles pediram paz entre as nações, o povo leonino assim então fez, criando a aliança que duraria para ''sempre'' sob o reinado do leão.
Após tanto tempo de pacificação, houve uma série de fatores que fez com que outros povos fossem criados em Tedia, povos que já conheciam a maldade tanto quanto o leão e o urso conheciam, mas que logo de início já reconheceram a soberania da nação do leão e então se abstiveram de fazer guerra. Essas novas famílias se dividiram em três com o passar do tempo, e logo, foram reconhecidas como: a águia, o tigre e a tartaruga. Essa época ficou marcada como a ''era das grandes nações''. A ''paz'' continuava a reinar em Tedia já que o poder da joia era demais para as outras quatro nações.
Depois de aproximadamente 200 anos, os habitantes de Tedia ainda viviam sob a soberania dos leões, mas uma nova era logo se aproximaria, uma era que ficaria conhecida como ''A era sangrenta''. Já se viam todas as nações fortes e desenvolvidas esperando por um estopim para começar uma grande guerra, a fim de conquistar o trono da família real do leão, os Greycastle. Como todos naquela época já temiam, uma guerra por poder começou quando o rei das trevas Lírion interferiu no mundo dos humanos roubando a joia do poder, e assim as outras nações poderiam enfrentar a ordem do leão com alguma esperança de ganhar a batalha. Lírion ficou enfraquecido pelo tanto de energia que a joia consumiu de seu poder, e em um último ato de vida, o rei das trevas criou a partir de seu corpo, seis espectros que andariam livremente por Tedia a fim de conspirar contra os 5 reinos e iniciar a guerra para destronar a família real.
A guerra sangrenta então começou por toda Tedia, envolvendo as cinco famílias reais (Greycastle, Cuttlescar, Nimblethorn, Glanfik e os Castillon.), e as mais ferozes criaturas que habitavam o mundo. Após longos dias e noites adentro na vasta destruição humana por poder, eles perceberam que aquilo seria em vão e que ninguém iria vencer até que sobrasse apenas um de pé. Um reino sem ninguém para governar não era de bom agrado a nenhum dos lados, sendo assim, os exércitos de todas as nações levantaram suas bandeiras brancas e, naquele momento, nenhum sangue foi derramado mais. Os governantes fizeram um acordo de paz conhecido como "Tratado dos 5 reis." para que todos pudessem viver em comunhão novamente. Após todas as baixas que a guerra deixou, os espectros do rei das trevas continuaram perambulando por Tedia como homens comuns sem chamar a atenção, para que pudessem reestabelecer seu poder com magia e feitiçaria, e invocar a presença de Lírion novamente ao mundo dos humanos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The World of Tedia
FantasyUm mundo cheio de aventuras e mistérios para descobrir chama a atenção de Thomas Barrister, um garoto dos campos ensolarados da província do Leão, que almeja ser um grande guerreiro um dia, se espelhando em seu pai que todos dizem que fora um grande...