O Quinto Selo- Palmeira das Missões

4 0 0
                                    

O pequeno aeroporto fora da metrópole recebia o pequeno avião da polícia federal que chegava a pequena cidade de Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul, a cidade fica a uma hora de Porto Alegre a capital. A região fora no passado povoada por bandeirantes, e como provavelmente lá se encontraria o último selo, a equipe era grande e todos se hospedaram no único hotel da cidade, trocaram de roupas descaracterizadas para se misturarem a população e em seguida foram em busca de informações na pequena biblioteca do município.

Entraram e logo foram observados pelos poucos leitores que estavam no ambiente, mesmo descaracterizados ainda eram notados. Eram de fora e Joana com seu cabelo vermelho chamava mais a atenção do que queria.

Joana pesquisou algumas informações em arquivos antigos e notou muitas palavras sub escritas no arquivo da igreja, anotações póstumas e incoerentes.

- Eu acho que podemos começar pela capela da cidade, espere há uma mais antiga que na realidade pode ser ruínas, podemos visitar as duas. – Joana olhou para Paulo enquanto falava.

- Combinado, vamos.

Eles saíram e já fora dos arquivos da biblioteca, Joana comentou.

- Creio que nossa pretensão de nos manter incógnitos não vai funcionar, todos sabem que somos de fora.

- Bem na igreja eu e você podemos ir sozinhos e dar uma desculpa qualquer, com isso podemos levantar menos suspeitas e nossos homens ficam do lado de fora, cuidando do terreno.

- Boa ideia.- Joana puxou a mão de Paulo e entraram no carro. Ela não percebeu mas ele arrepiou-se com o toque das mãos dela.

- Sim, vamos.

Ao chegarem à frente da igreja, somente os dois entraram, de mãos dadas pareciam um casal de namorados.

- O objetivo é parecermos noivos, deixa que eu falo. – Paulo mencionou.

- Tudo bem meu noivo. – Joana sorriu adorando a ideia e nem se dando conta de quanto estava radiante.

Um senhor de meia idade veio na direção deles e perguntou:

- Vejo que não são daqui, posso ajudá-los em alguma coisa.

- Bom dia, claro. Eu e minha noiva estamos procurando por igrejas antigas, eu vou ajudar ela em um projeto.

- Em um TCC na realidade que fala sobre o domínio colonial e a herança cultural que ficou no país, especificamente nessas redondezas, o senhor pode nos ajudar por favor ?- Joana falou com doçura.

Paulo a olhou incrédulo enquanto o anfitrião sorriu e disse:

- Com certeza meus filhos, se precisarem de informações vou poder ajudar, eu estou na paróquia há muitos anos, porém se precisarem de documentos ai preciso pedir para a cúria autorizar.

- Obrigada, no momento precisamos saber há quanto tempo essa linda igreja foi erguida e se há outra que ela substituiu?

Eles andaram até a casa paroquial e atravessaram um pequeno jardim enquanto o padre explicava sobre a construção anterior.

- Os livros da antiga edificação estão guardados na cúria mas eu conheço detalhes da antiga construção, aliás a pedra fundamental encontra-se aqui nesta igreja querem vê-la?

- Sim padre , ficaríamos muito honrados e gratos. - Paulo afirmou e pegou a mão de Joana e a beijou, ela por sua vez foi pega de surpresa e sorriu timidamente.

- Quando vocês se casam meus filhos?

- Logo, logo. - Ambos responderam simultaneamente. O coração de Joana batia descompassado e ela para não ficar mais desconcertada pois o padre poderia não entender e eles iriam perder o foco, perguntou:

Os Selos e o Tesouro PerdidoWhere stories live. Discover now