TABUS

59 8 0
                                    

Antes de mais nada, você sabe o que é um tabu? São ações proibidas ou censuradas por um grupo, devido a questões culturais, políticas ou religiosas. É aquilo que é "antinatural". E falando agora dentro da menstruação: ela é um tabu porque, diante da nossa sociedade, é censurada. Mas tem algo mais natural do que a menstruação?!

Você sabia que várias áreas da sua vida estão ligadas diretamente (ou indiretamente) ao seu ciclo menstrual? A menstruação é poderosíssima, mas ela foi silenciada por anos. As mulheres não podiam sequer dizer que estavam menstruando, ou eram vistas de uma forma muito ruim, não podiam sair de casa, frequentar alguns lugares... Hoje em dia nós podemos e ainda assim nos calamos! Apesar de toda a liberdade que temos em menstruar, os olhares incomodam. As falas de quem não sabe o que diz, incomodam. O medo de ser julgada incomoda. Menstruar é incômodo, né? Não só pelo sangue, mas, principalmente, pela sociedade.
Na primeira enciclopédia latina (escrita 73 anos antes de Cristo), há uma fala sobre a menstruação:
"O contato com [sangue menstrual] torna o vinho novo azedo, colheitas tocadas tornam-se estéreis, enxertos morrem, sementes nos jardins secam, o fruto das árvores cai, a borda de aço e o brilho de marfim são embotados, colmeias de abelhas morrem, até mesmo o bronze e o ferro são absorvidos pela ferrugem e um cheiro horrível enche o ar; prová-lo enlouquece os cachorros e infecta suas mordidas com um veneno incurável"

Imagina ser vista assim pela sociedade? Eu entendo essas mulheres, da época, que escondiam a menstruação. Entendo mesmo! E fico pensando que elas adorariam viver em um mundo com o conhecimento que nós temos hoje (e sabemos que tudo o que foi citado acima, na enciclopédia, é mentira).
Mas e a gente? A gente não fala de menstruação por qual motivo? O que priva a gente, na realidade?

Existem milhares de teorias sobre isso. Nenhuma, na verdade, faz muito sentido, mas eu vou te apresentar duas, de grandes filósofos e estudiosos:

- Teoria de Allan Court
Allan Court diz que há todo esse tabu porque os humanos acreditavam que o sangue era sujo.

- Teoria de Freud
Freud diz que a humanidade tem medo de sangue, logo, há o tabu.

Essas duas teorias (que foram aceitas por muitas pessoas) podem ser refutadas facilmente.


Os humanos acreditavam que o sangue era sujo, segundo Allan Court. Ok, concordo. Naquela época não haviam todos os estudos que temos hoje e não sabíamos o quanto o nosso sangue é limpo (muito mais do que imaginamos e sempre nos disseram). Diante disso, já entendemos que a primeira teoria, no mundo moderno, não faz sentido.

A segunda teoria diz que a humanidade tem medo de sangue. Isso nunca foi real. Tem sangue o tempo inteiro na televisão, tem sangue nas maquiagens artísticas que a gente vê quando rola o feed do instagram, tem sangue nas séries que a gente ama assistir e tem sangue que passa pela minha vagina! Como assim só o último sangue assusta tanto? A humanidade realmente tem medo de sangue, ou tem medo de sangue de menstruação?

Vamos refutar algumas questões que podem ser tabus dentro de nós mesmas:

1. Às vezes achamos que sangramos muito, que é uma quantidade absurda, mas, acredite: durante todo o ciclo, a maioria das mulheres não tem mais do que 80ml de sangue. Quando usamos absorvente (que possui algodão), o sangue se espalha e faz parecer que é muito mais!

2. Sangue de menstruação não possui cheiro – como já foi dito antes, o cheiro vem do contato do sangue com as substâncias do absorvente.

3. A libido aumenta muito durante a menstruação! Por isso, nada de se privar de sexo por qualquer medo ou vergonha. Faça tudo aquilo que você quiser fazer!

4. Se tiver com cólica, os orgasmos são ótimos para melhorar! Eles liberam vários hormônios que tem efeito anestésico.

5. É normal sim que tenham secreções e mucos na sua menstruação. Não é só sangue, como é dito por aí! E a sua menstruação continua sendo absolutamente normal!

São os tabus que fazem a menstruação ser vista como algo anormal. São os tabus que fazem as mulheres da África do Sul acreditarem que não podem ir a templos religiosos e nem encostar em imagens religiosas. São os tabus que fazem as mulheres da Índia não entrarem na cozinha, não comerem na mesa com o restante da família, não dormirem na própria cama e não poderem sair de casa. São os tabus que fazem as mulheres nas Filipinas não tomarem banho durante o período menstrual. Elas acreditam que não podem, e por isso não fazem. ISSO PRECISA ACABAR! ELAS PODEM SIM!

MULHERES QUE SANGRAMOnde histórias criam vida. Descubra agora