Sherlock Holmes pegou o frasco de cocaína no consolo da lareira e tirou a seringa de injeções hipodérmicas do estojo de marroquim. Com os dedos longos, brancos e nervosos ajustou a agulha delicada e arregaçou a manga esquerda da camisa. Ficou pensativo por algum tempo, olhando para as marcas e cicatrizes no antebraço, causadas pelas contínuas picadas.Finalmente, introduziu a ponta fina, apertou o êmbolo e recostou-se na poltrona, com um suspiro prolongado de satisfação.
Três vezes por dia, durante muitos meses, eu tinha assistido a esta operação, mas não conseguia me acostumar a ela. Pelo contrário, cada dia eu ficava mais irritado com esse espetáculo, e todas as noites a minha consciência me acusava de covarde por não protestar.
Mil vezes eu dissera a mim mesmo que lavava as mãos neste caso. Havia no ar indolente do meu amigo tamanha frieza, que ninguém ousaria permitir-se a menor liberdade. As suas grandes qualidades, o seu jeito superior e o conhecimento que eu tinha das suas faculdades extraordinárias me intimidavam e me faziam recuar.
Mesmo assim, naquela tarde, fosse por causa do Beaune que eu tinha tomado no almoço ou por uma irritação maior diante do seu desembaraço, senti de repente que devia protestar.
- O que é hoje - perguntei - morfina ou cocaína?
Ele ergueu os olhos languidamente do velho livro em letra gótica que abrira, e respondeu:
- É cocaína, em solução de 7%. Quer experimentar?
- Não - respondi asperamente. - O meu organismo ainda não se recuperou da campanha no Afeganistão. Não agüenta esses excessos.
Ele sorriu da minha veemência e disse:
- Talvez você tenha razão, Watson. Parece-me que sua influência no físico é nefasta. Mas é tão estimulante para o espírito e deixa a mente tão clara que os efeitos secundários não têm muita importância.
- Mas pense no que isso vai lhe custar - observei com seriedade. - O seu cérebro pode, como diz, ser estimulado, mas por um processo patológico e mórbido que envolve uma alteração nos tecidos e pode, no mínimo, provocar uma fragilidade permanente. Você bem sabe como a reação é terrível. É uma coisa que não vale a pena. Por que é que você deveria, por causa de um prazer passageiro, arriscar-se a perder a grande capacidade com que foi dotado? Lembre-se de que não lhe falo apenas como um camarada, mas como um médico que tem uma certa responsabilidade pela sua saúde.
Ele não pareceu ofendido. Pelo contrário, juntou as pontas dos dedos e apoiou os cotovelos nos braços da poltrona como se estivesse saboreando a conversa.
- O meu espírito - disse ele - rebela-se contra a estagnação. Dêem-me problemas, muito trabalho, o mais complicado criptograma ou a mais intrincada análise e eu estarei no meu meio. Então, dispensarei todos os estimulantes artificiais. Detesto a rotina monótona da existência. Anseio pela exaltação mental. Foi por isso que escolhi a minha profissão especial. Ou melhor, eu a criei, porque sou o único no mundo.
- O único detetive particular? - perguntei, erguendo as pálpebras.
- O único detetive consultor particular - respondeu. - Eu sou o último e supremo recurso nos casos criminais. Quando Gregson, Lestrade ou Athelney Jones ficam desorientados, o que, aliás, é o estado normal neles, trazem-me o caso para que o examine. Eu verifico os dados, como um perito, e dou uma opinião de especialista. Nesses casos, não reivindico o mérito. Meu nome não aparece nos jornais. O trabalho em si, o prazer de descobrir uma área para exercitar as minhas faculdades são a minha maior recompensa. Você mesmo teve ocasião de observar o meu método de trabalho no caso de Jefferson Hope.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O sinal dos quatro
Mystery / ThrillerArthur Conan Doyle Os casos de Sherlock Holmes continuam.