Preliminares
O
sexo começa frequentemente com carícias, abraços, beijos e estimulação mútua das zonas erógenas (preliminares). Quando ambos os parceiros estão excitados, pode ser que queiram ter relações sexuais.
Uma mulher a acariciar um homem.
Um homem e uma mulher a abraçarem-se.
Um homem e uma mulher a beijarem-se.
Um homem a lamber os seios de uma mulher.
Sexo vaginal
O sexo vaginal (relações sexuais vaginais) é sexo com penetração da vagina pelo pénis duro.
Pode ter sexo vaginal de diferentes formas:
Pode variar a posição: deitado, sentado, em pé ou agachado, o homem por cima, a mulher por cima ou o homem por trás da mulher.
Pode variar a velocidade, o ritmo e a intensidade dos movimentos.
É também possível ter sexo vaginal usando objetos como um dildo ou um vibrador (brinquedos sexuais).
Uma mulher pode engravidar através de sexo vaginal se não usar um preservativo ou outros métodos contracetivos.
Pode transmitir uma IST ao seu/à sua parceiro/a através de sexo vaginal. Um preservativo reduz o risco de contrair uma IST.Sexo oral
Ter sexo oral significa estimular as zonas erógenas no corpo do seu/da sua parceiro/a com a boca, os lábios e a língua.
Sexo oral numa mulher: o/a parceiro/a lambe, chupa, mordisca e morde suavemente nos órgãos sexuais da mulher. Sobretudo o clítoris é muito sensível.
Sexo oral num homem: o/a parceiro/a estimula o pénis e o escroto do homem com a boca, língua e lábios
Além disso, pode estimular os mamilos e o ânus de uma pessoa usando a língua.
Um homem a fazer sexo oral a uma mulher.
Uma mulher a fazer sexo oral a um homem.
Existe um pequeno risco de infetar o seu/a sua parceiro/a com uma IST ou de ele/a lhe transmitir uma IST através do sexo oral:Não tenha sexo oral se tiver bolhas, feridas ou lesões em ou à volta da boca
Evite ter ou engolir secreção vaginal, sangue ou esperma na boca.
Coloque um dique de borracha sobre os órgãos sexuais para se proteger melhor. Também pode cortar um preservativo em vez de usar um dique de borracha.
Masturbação
Masturbação significa dar a si mesmo prazer sexual estimulando o próprio corpo, sobretudo a vagina, o clítoris, o pénis, os mamilos ou o ânus com a mão ou com um brinquedo sexual. Os parceiros também podem masturbar-se mutuamente.