IDENTIDADE

8 0 0
                                    

Tipos de identidades de gênero


transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino; ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como um homem.

Ao contrário do que se pensava erroneamente no passado, a transgeneridade não é um distúrbio mental e qualquer tentativa de patologização do transgênero pode representar uma violação dos direitos humanos do indivíduo.

Transgênero e Transexual

Ambos os termos são interpretados como sinônimos, sendo que algumas pessoas consideram o transexual o indivíduo transgênero que se submete a cirurgia de mudança de sexo.

Existem diversas variações de gênero que podem ser abrigadas pelo conceito de transgênero, como: genderqueer, bigênero, pangênero, crossdresserdrag queen, intersexo e etc.

cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu "gênero de nascença". Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que trata-se de um homem cisgênero.

Cisgênero e Transgênero

Ambos os termos podem ser considerados antônimos, pois apresentam definições distintas.

Como visto, o cisgênero consiste na concordância do sexo biológico com a identificação total deste indivíduo com as características atribuídas a este gênero, a partir do ponto de vista histórico-sócio-cultural, responsável por ditar o padrão normativo do masculino e feminino.

Já os transgêneros são as pessoas que não se identificam com o seu sexo biológico, mas sim com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído biologicamente.

Por exemplo, uma pessoa que nasce com órgãos sexuais femininos, mas possui uma identidade de gênero masculina, assim como o papel e expressão de gênero que são socioculturalmente atribuídos aos homens. Mesmo nascendo com órgão sexual feminino, este indivíduo se identifica como um homem.

Vale ressaltar que nestes casos, leva-se em consideração a associação social e histórica atribuída aos órgãos sexuais dos seres humanos, ou seja, como o pênis pertencendo ao que é masculino, e a vagina ao que é feminino.

É incorreto associar os cisgêneros com a heterossexualidade, assim como os transgêneros com a homossexualidade.A orientação sexual não está relacionada com a identidade de gênero das pessoas. Neste caso, por exemplo, um indivíduo transgênero pode ser heterossexual, assim como um cisgênero pode ser homossexual, e vice-versa.

Já o não-binário é a classificação que caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos. Os indivíduos não-binários ultrapassam os papéis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão "homem-mulher".

O que é LGBT:

LGBT (ou LGBTTT) é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que consistem em diferentes tipos de orientações sexuais.

A sigla LGBT também é utilizada como nome de um movimento que luta pelos direitos dos homossexuais e, principalmente, contra a homofobia.

Inicialmente, o movimento era conhecido apenas por GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), porém houve um grande crescimento e as pessoas começaram a questionar as diferentes ramificações e identidades, fazendo com que o movimento adquirisse outros tipos de orientações sexuais.

Identidade de gênero e Orientação sexual

Muita gente confunde os dois conceitos, no entanto identidade de gênero não está relacionado com orientação sexual.

Uma mulher transgênero (indivíduo que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino), por exemplo, pode ter qualquer tipo de orientação sexual - homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, etc.

O termo "gênero" é usado para representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres. Deste modo, a identidade de gênero, com dito, se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero - homem, mulher, ambos ou nenhum. Por outro lado, a orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.

Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através das roupas, da linguagem, de atitudes, gestos, etc.

O DICIONÁRIO DO SÉCULO 21Onde histórias criam vida. Descubra agora