Cleópatra (69 a.C.- 30 a.C.) - rainha do Egito
Cleópatra, nascida em Alexandria, foi rainha do Egito de 51-30 a.C., durante a conquista romana.
Como era tradição na sua família casou-se com seu irmão, porém, reuniu partidários na corte e mais tarde, entrou em guerra contra o mesmo. Para poder vencê-lo, aliou-se aos romanos tanto militar, como afetivamente, pois foi amante de Júlio César e de Marco Antônio.
Com inteligência e senso político, Cleópatra soube tirar partido da dominação romana para garantir ao Egito um lugar privilegiado dentro do Império.
Ao saber que Marco Antônio havia sido derrotado e havia cometido suicídio, Cleópatra faz o mesmo deixando-se picar por uma cobra.
Joana D’Arc
Joana D’Arc era uma camponesa francesa que viveu durante o período da Guerra dos Cem Anos.
Esta guerra tinha como objetivo expulsar os ingleses da Normandia. Com a morte do rei francês Carlos VI, a contenda se transformou numa guerra civil entre os franceses, pois havia aqueles que apoiavam os ingleses e outros que auxiliavam a Carlos VII.
Aos treze anos, teria escutado vozes que pediam que ela libertasse a França e coroasse como rei o Carlos VII. Joana D’Arc vestiu roupas masculinas, entrou no exército do soberano destronado e o liderou a vitória.
Foi entregue aos inimigos e morta pela Inquisição. Porém, seu exemplo de valentia é admirado até hoje.
Sor Juana Inês de la Cruz (1651-1695) - escritora e poeta
Nascida Juana Inés de Asbaje y Ramírez de Santillana como filha ilegítima – seus pais não eram casados – desde cedo Joana revelou grande inclinação pelos estudos. Chegou a propor a mãe que a disfarçasse de homem e a levasse para a universidade.
Aos treze anos foi para a Cidade do México e aí recebeu a proteção do vice-rei e de sua esposa, que se tornaram seu mecenas. Para eles, escreveu poemas, peças teatrais e elogios.
Não querendo se casar preferiu ingressar na Ordem dos Jerônimos, onde teve condições de seguir seus estudos, receber visitas e escrever.
Ao entrar na vida religiosa, mudou seu nome para Juana Inês de la Cruz e com este nome se tornou uma das grandes escritoras do Século de Ouro.
Bartolina Sisa (1753-1785) - líder militar e rainhaBartolina Sisa nasce na cidade de Cantón de Caracato, na Bolívia, e se dedicou ao comércio de folhas de coca e de tecidos. Aprendeu a montar a cavalo, a manejar um fuzil e também se interessava por aprender táticas de luta.
Casou-se em 1772 com o Túpac Katari com o qual teve quatro filhos. Com o esposo, chegou a liderar 80 mil índios que se rebelaram contra os espanhóis.
Proclamada rainha, em 1781, tinha o mesmo nível hierárquico que seu marido e era uma líder respeitada e aceita por todos.
Os espanhóis, no entanto, fizeram alianças com tribos que eram contrárias ao casal e os derrotaram. Bartolina Sisa foi presa e condenada à morte por esquartejamento em 5 de setembro de 1785, em La Paz. Sua cabeça seria exibida em várias cidades e posteriormente foi queimada e as cinzas espalhadas.