Leste: Mariana

98 22 180
                                    

Governador Valadares,
Vale do Rio Doce,
Minas Gerais, 2020

A água ia percorrendo o seu caminho. Pobre Rio Doce, todo destruído. Sempre seguindo pelo seu leito. Ele viu a vida de todos naquela cidade, pois tudo que acontecia acabava nele no final. Ele era o final. Era o destino final, era o local para finalizar, era onde findava-se o humano e iniciava a natureza, até o homem despejar a natureza contra ela mesma, e assim o rio se torna o fim de si mesmo. 

Sempre que alguma coisa acaba para o humano, ela não acaba de verdade. Ela só acaba quando chega naquele Rio. Ah, você não acredita em mim?

Pois bem... então vamos de volta a semana passada. Rute e Seu Márcio estavam brigando outra vez. Aquele pobre Senhorzinho se recusava a tomar os remédios e continua a afirmar que continuava sendo o grande policial de sua Juventude. Márcio lembrava e muito de como corria atrás de batedores de carteira, como recuperava gado roubado, de como atirou bem na perna de um ladrão de banco e impediu que ele saísse com o dinheiro da aposentadoria de vários idosos. Dias de glória, dias de glória. Dias de trabalho, dias de ocupação. Agora, dias de senilidade, dias de demência. 

A História se inicia no ano de 1975, quando fez sua primeira prisão, uma mulher que falsificava atestado médico. E ela percorre por muito tempo de serviço, serviço sujo ou limpo, na visão do soldado, era seu serviço. Mas foi em 1982 que um criminoso de alta periculosidade, um professor universitário que pretendia fazer uma visita à mãe idosa, acabou no porta-malas de seu carro antes de poder rever a senhorinha que o criou. Foi quando profetizou que ele um dia iria envelhecer e nenhum de seus filhos iria visitar o policial em sua velhice, se soubessem quem era o pai. 

A lei do retorno funciona de forma engraçada, pois eles nunca descobriram sobre o professor no porta-malas do carro, mas um médico descobriu uma demência que não interessou aos filhos do pai, e restou para ser interesse de Rute. A coitada pagou pelos crimes do marido tendo que aturar um crianção que não aceita tomar os remédios. Pobre mulher, que criou crianças, criou adultos, criou plantas, e agora cria um resto de algo que já foi e não é mais. 

Pois bem. Todas as fardas, uniformes velhos e tudo que sobrou da época de policial do pobre senhor, acabou indo parar numa sacola de lixo. A sacola de lixo foi parar no Rio. Rute não queria nunca mais ver aquilo. Os filhos não descobriram, mas ela descobriu demais durante os ataques de falsa juventude que a mente de seu marido o proporcionava. 

Marcus e Manuel também jogaram um pedacinho de história no rio. No final, ele tá carregando restos de vidas. As diversas histórias das pessoas, informadas pelo lixo. Manuel e Marcus eram dois bons irmãos, que viviam sozinhos após a morte dos pais e dos avós em um incêndio.  Isso até Manuel se apaixonar por uma menina. Será que vale a pena arriscar a sua família remanescente para pessoa que você mal acabou de conhecer? Talvez sim. Talvez não.

Vamos conhecer nossa próxima historinha que acabou nas águas agora ainda mais turvas do rio. Manuel um dia viu na rua a filha do novo vizinho, Maria Vitória. Ela era o que ele chamou de um anjo que caiu do céu. Mas anjos caídos hoje são os demônios de amanhã. Manuel acabou se apaixonando por Maria Vitória e esta por sua vez se apaixonou por Marcus, que não tinha nenhum interesse amoroso na menina. 

Ela não lidou bem com a rejeição de Marcus, e Manuel lidou pior ainda com o irmão lhe contando o que ocorreu, e que ele não tinha interesse nela, e que Manuel deveria tentar novamente, que ele não iria ficar no caminho dos dois. Manuel se certificou disso. 

No final de contas, para tentar ter a atenção de Maria Vitória, teria que se livrar do irmão. E de fato se livrou. E quem fez o favor de abrigar o corpo sem vida de Marcus com várias pedras dentro de sua barriga foi o rio. Maria Vitória nunca mais viu o rosto de Marcus, mas não podemos falar que Manuel conseguiu o que queria. Pois tudo o que aconteceu depois que Maria Vitória deixou de ter interesse em Marcus, foi ter interesse em outro que apareceu depois. Um que não seria tão fácil de se livrar sem levantar suspeitas. 

Rosa dos VentosOnde histórias criam vida. Descubra agora