Quarta aula

13 4 1
                                    

Pecados capitais.

_Olá, muito bom saber que vocês se interessam pela cultura demoníaca! A pedido dos autores desse projeto, serei seu professor de hoje. Me chamo Asmodeus e sim, sou um demônio bastante belo HA HA HA.

_Certo, vamos então da início a esta aula!

_Algum de vocês saberia me dizer o que é pecado?

_Bem, o conceito de pecado e bastante simples, basicamente, o pecado é um ato de egoísmo exagerado. É uma "feichar-se para as criaturas e rejeitar o Criador". O que é bastante bom para nós.

_Em geral, os pecadores so desejam os prazeres carnais, e não necessariamente rejeitar seu "Criador", por assim dizer. Mas essas criaturinhas mal sabem que ao se deixar seduzir pelas satisfações fugazes, já está deixando sua fé de lado, pois o prazer espiritual não o preenche mais.

_Para os cristãos, existem quatro tipos de pecado: O pecado original, o pecado atual ou pessoal, o pecado venial ou leve e  o pecado mortal ou grave.

_Bem, agora você pode me perguntar, nos, os demônios, colaboramos com o pecado?

_Acho que a resposta é bem óbvio! Claro que não! A humanidade apenas nos culpa, nos chamam de criaturas imundas e desprezíveis. Mas bem, o céu e o inferno estão de portas abertas, os humanos tem livre-arbrítrio, eles que escolhem cometer o pecado ou levar uma vida "digna".

_Enquanto nosso trabalho é apenas punir e não interferir.

_OK! Agora falaremos dos pecados capitais. Prestem bastante atenção!

_ Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo. Mas eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.

_A lista só se tornou “oficial” na Igreja Católica no século 13, com a Suma Teológica, documento publicado pelo teólogo são Tomás de Aquino. No documento, ele explica o que os tais sete pecados têm que os outros não têm.

_O termo “capital” deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as “líderes” de todas as outras.

E, do ponto de vista teológico, o pecado mais grave é a soberba, afinal é nesta categoria que se enquadra o pecado original: Adão e Eva aceitaram o fruto proibido da árvore do conhecimento, querendo igualar-se a Deus. Para início de conversar, era só não ter colocado a árvore lá! Mas bem, quem sou eu para falar isso né?

_ A Igreja até tentou oferecer soluções para os pecados capitais, criando uma lista de sete virtudes fundamentais – humildade, disciplina, caridade, castidade, paciência, generosidade e temperança -, mas os pecados acabaram ficando mais famosos. Acho que já é fato que somos bem mais interessantes!

_Agora quem são os incríveis sete pecados capitais? Seria Meliodas um deles? Acho que não Ha Ha Ha.

_ O primeiro da lista e oBelzebu:
Em 1589, o teólogo e bispo alemão Peter Binsfield associou cada demônio a um pecado. Este aqui causaria a gula. Sua imagem veio do deus da fertilidade Baal, idolatrado pelos cananeus, mas considerado um falso ídolo pelos cristãos. Textos de 1613 do inquisidor francês Sebastien Michaelis, porém, o consideram a origem do orgulho... vai saber né!

_ O segundo e o querido Mamon:
O nome é aramaico e significa “riqueza”. Não por acaso, Binsfield o remete à avareza. Aparece em dois Evangelhos, de Lucas e Mateus. Neste último, é citado no versículo “Você não pode servir a Deus e a Mamon”, também traduzido, algumas vezes, como “Você não pode servir a Deus e ao dinheiro”. Não é mencionado por Michaelis.

_O terceiro é  Azazel :
Binsfield dizia que esse era o líder de um grupo de anjos caídos que faziam sexo com mulheres mortais. Foi ele quem teria ensinado aos homens como fabricar armas de guerra – por isso, está ligado à ira. Michaelis discorda: ele propõe que esse pecado era causado pelo ex-príncipe dos querubins Baalberith, que transformava homens em assassinos.

_ O quarto é o soberano Lúcifer:
Para Binsfield, Lúcifer era o orgulho, já que foi sua soberba perante Deus que causou sua desgraça. Segundo Michaelis, ele seria também o líder da “primeira esfera” do inferno, reservada a ex-querubins, serafins e tronos. (Belzebu seria seu braço direito e segundo em comando).

_ O quinto você  provavelmente conhece o nome! Asmodeus:
É um espírito do mal cuja origem, na verdade, remete a uma religião persa chamada zoroastrismo. Ele foi absorvido pelo judaísmo, que o associa ao rei de Sodoma (aquela cidade bíblica cheia de exageros sexuais, destruída por Deus no Velho Testamento). Daí sua conexão com a luxúria. Também é um ex-serafim. Sei que sou dotado de muitas qualidade!

_ O sexto é o magnifico Leviatã:
Também um ex-serafim, é um dos capetas mais poderosos, responsável por fazer os homens tornarem-se hereges. Habita o fundo do mar, é mencionado na Bíblia e tem várias aparências: dragão marinho, serpente, baleia e até crocodilo. Binsfield afirma que ele promove inveja e leva à obsessão pelos bens materiais.

_ E finalmente o setemo e não menos infortante, Belfegor:
Extraído da mitologia assíria. Ele teria uma aparência atlética, grande estatura e chifres de carneiro. Seus inventos engenhosos trariam riqueza fácil aos homens, tornando-os vítimas da preguiça. Na análise de Michaelis, porém, esse vício seria causado por outra criatura maligna, Astaroth, ex-membro da classe dos tronos.

_Essa foi a aula de hoje, quem quiser aprender mais algumas coisinhas, me procurem na sala dos professores, adoro dar prazer se é que me entendem!! HA HA HA.

Curso preparatório para novos "DEMÔNIOS".Onde histórias criam vida. Descubra agora