Além de ser por si próprio aterrorizante, a presença de lobisomens fantasmas também é relatada na História, como o caso citado por Elliott O'Donnell em seu livro Werwolves! (Lobisomens!). Trata-se do relato de um caso ocorrido na Estônia, às margens do mar Báltico.
Um cavalheiro e sua irmã, a quem chamarei de Stanislaus e Anna D'Adhemar, foram convidados a passar algumas semanas com seus velhos amigos, o Barão e a Baronesa Von A..., em sua casa de campo na Estônia. No dia combinado, partiram para a casa de seus amigos e desembarcaram em uma pequena estação, a 30 quilômetros de seu destino e foram recebidos pela droshky (uma carruagem aberta baixa de quatro rodas, do tipo usado antigamente na Rússia) do barão. Era uma daquelas noites requintadas — uma luz noturna sem lua, um dia sombrio sem nuvens — peculiar àquele clima. De fato, parecia que o último brilho da noite e o primeiro cinza da manhã haviam derretido juntos, e como se todos os luminares do céu apenas descansassem seus raios sem retirá-los. Para Stanislaus e Anna, cansados do desgaste da vida em uma cidade grande, a calma e a tranquilidade do campo eram mais refrescantes, e eles soltaram grandes suspiros de satisfação enquanto se inclinavam para trás em meio ao luxuoso estofamento da carruagem , e respiravam fundo o ar sem fumaça, puro e perfumado. O ambiente modelou seus pensamentos. Em vez de discutir questões monetárias, que estavam há muito tempo no topo de suas mentes, discursavam sobre a maravilhosa economia da felicidade em um mundo cheio de labuta e luta; quanto menos alegrias, argumentavam, maior o prazer, até a última e mais alta alegria de todas, a verdadeira paz de espírito a única alegria encontrada por conter todas as outras alegrias. Ocasionalmente, faziam uma pausa para comentar o brilho das estrelas e, não raro, aludiam à graciosidade do Criador ao permitir que contemplassem tanta beleza. Ocasionalmente, também, paravam no meio da conversa para ouvir as queixas de algum pássaro noturno ou o grito agudo de uma lebre assustada. A velocidade com que progrediam, pois os cavalos eram jovens e descansados,rapidamente os levou a um fim de campo aberto e, de repente, se viram imersos na escuridão cada vez mais profunda de uma densa e extensa floresta de pinheiros. A pista agora não era tão suave; aqui e ali havia grandes sulcos e Stanislaus e sua irmã foram submetidos a um impacto tão vigoroso que tiveram que se agarrar aos lados do droshky e um ao outro. Nas condições alteradas de suas viagens, a conversa era quase impossível. O pouco que eles tentaram foi arrancado sem cerimônia deles, e a natureza disso — sou relutante em admitir — havia se deteriorado um pouco. De fato, de acordo com o ambiente, sofrera uma mudança considerável.
"Que estrada vil!" Stanislaus exclamou, segurando a lateral do droshky com as duas mãos para evitar se precipitar no espaço.
"Sim, não é?" Anna ofegou, enquanto se lançava para frente e em uma tentativa vã de recuperar o assento caiu no bagageiro, com um som abafado. "Eu declaro que não haverá mais nada de mim quando chegarmos lá. Oh, querido! O que devo fazer? Onde você foi parar, Stanislaus?"
A metade superior de Stanislaus não estava à vista! Sua metade inferior, no entanto, foi descoberta por sua irmã pressionada convulsivamente contra a lateral do droshky. Em outro momento, isso também teria, sem dúvida, desaparecido, e as extremidades inferiores teriam perseguido a parte superior, se Anna, com presença admirável de espírito, não tivesse realizado um resgate. Ela puxou as cauda do casaco do irmão no mesmo instante, com o resultado de que todo o corpo dele apareceu novamente.
Nesse momento, um pássaro cantou sua canção final antes de se retirar para a noite e Stanislaus, quente e trêmulo, gritou: "Que barulho hediondo! Eu digo que isso me assustou bastante"; enquanto Anna estremecia e colocava os dedos nos ouvidos. Mais uma vez abusaram da estrada; então as árvores. "Grandes coisas feias", disseram eles, " apagam toda a luz." E então abusaram do condutor por não olhar para onde ele estava indo, e finalmente começaram a abusar um do outro. Anna abusou de Stanislaus, porque ele havia desarrumado o chapéu e o cabelo dela, e Stanislaus, Anna, porque ele não podia ouvir tudo o que ela dizia, e porque o que ele ouvia era bobo. Então a escuridão estígia dos grandes pinheiros cresceu e o silêncio de admiração caiu sobre as duas brigas. Continuou rolando o droshky, um estrondo monótono, estrondo, que soou muito alto em meio ao intenso silêncio que subitamente caíra na floresta. Stanislaus e Anna ficaram sonolentos; o ar frio da noite, coroando seus esforços do dia, induzia o sono, e logo estavam na terra dos acenos de cabeça: Stanislaus, com a cabeça empurrada para trás o máximo possíve, e Anna com a cabeça inclinada levemente para a frente e queixo profundamente enraizado nos recessos prateados de seu rico casaco de pele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
TUDO SOBRE LOBISOMENS
Kinh dịO tema desperta a curiosidade, o medo e a descrença. Impossível admitir, em nossos dias, a existência de tão abominável figura, capaz dos atos mais sangrentos e horrendos. Em toda parte, no entanto, encontraremos relatos de sua aparição, mas sabe-se...