Muitos de nós adolescentes, temos nos apressado muito para fazer coisas nada boa, quando nós amamos alguém temos que aprender a dizer "Não" porque nós quando "pensamos" que estamos a amar alguém, queremos logo partir para o acto sexual e isso não é a coisa certa a se fazer, não podemos nos entregar facilmente, temos que pensar ou fazer perguntas como:
*Será que ele é a pessoa certa?
* Será que ele não quer só me usar?
*Será que ele me ama como eu o amo?Temos que fazer sempre essas perguntas antes de nos relacionarmos com alguém, por que nós podemos até amar ele/a, mas ele/a pode querer nos usar e isso vai fazer-nos sofrer e até entrar em depressão.
Muitos dos adolescentes estão a fingir amar pessoas, para namorar com pessoas que têm dinheiro, para obter bens materiais. Não podemos ser comparadas com bens materiais, eu vejo nas redes sociais muitas meninas a serem divulgadas por se relacionarem com senhores para adquirirem bens materiais e isso está a fazer com que muitos rapazes pensem mal das outras meninas. Nós as meninas temos que nos valorizar mais, não podemos deixar que ninguém nos use e nunca podemos namorar alguém por bens materiais, namorem com pessoas que vocês se sintam a vontade.
Também pude constatar que muitos dos adolescentes namoram por influência de alguns amigos/a, pelo simples facto de que a/o fulano/a namora e você também quer namorar ( meninos/as por favor não cometam esse erro) não façam isso, não namorem por influência.
Também temos que saber que, quem nos ama incentiva-nos a estudar, aconselha-nos e dizem quando é que estamos errado, não nos deixar cometer erros, incentiva-nos a fazer o bem. Amar não é só dizer ao seu parceiro "Eu te amo" amar é pôr em prática o que sentimos, amar é saber cuidar, não é só dizer " te amo" mostra a ele/a por que você o ama.
Muitos de nós pensamos em nos matar quando amamos e não somos amados/as adolescentes nunca cometam esse erro quando isso acontece, devemos erguer a cabeça,sei que será difícil mas não impossível, ergue a cabeça que amanhã é outro dia e você irá encontrar alguém melhor e que vai sempre amar você, e aprendem sempre com as decepções.
Tudo que nós estamos a passar hoje, amanhã será o motivo da nossa sobrevivência.
Nós, os adolescentes temos o hábito de que quando amamos alguém, esquecemo-nos de estudar e isso não pode acontecer, quando amamos alguém aquela pessoa deve ser o motivo da nossa força e vontade de estudar para um dia ele ver que ama alguém muito inteligente. Nós devemos conversar muito com os nossos parceiros a cerca de estudo, conversar sobre coisas sociais.Nós temos que estudar muito, por que nenhum homem ou mulher vai aceitar namorar com quem não estuda, todo mundo quer pessoa que sabe argumentar sobre vários assuntos.