Está com dificuldades para controlar aansiedade ultimamente? Todos nós vivenciamos momentos de grande aflição ao longo da vida. E, às vezes, eles não são tão efêmeros quanto gostaríamos.
Sem as ferramentas apropriadas para lidar com a ansiedade, aprendemos a conviver com a apreensão por tempo indeterminado. Acabamos nos preocupando exageradamente e, no fim das contas, nossos maiores temores passam longe da realidade. A verdade é que atrapalham a vida real.
Felizmente, existem muitas maneiras de manejar esse sentimento tão desagradável.
Transtorno de Ansiedade x Sentimento de Ansiedade
Vale a pena ressaltar a diferença entretranstorno de ansiedade generalizada e a ansiedade vivenciada ocasionalmente, pois muitas pessoas ainda confundem os fatores básicos que os distinguem.
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Se você percebe uma grande dificuldade em controlar a ansiedadeno dia a dia, diante de cenários comuns os quais não apresentam perigo, como entrevistas de emprego, apresentações no trabalho ou em sala de aula, ou até mesmo na fila da padaria, você é um forte candidato do transtorno de ansiedade.
Neste contexto, a ansiedade se manifesta constantemente, prevenindo-o de concluir afazeres ou atividades corriqueiras.
Diante de uma situação intimidadora, o coração dispara, as mãos e os pés não conseguem permanecer quietos, a concentração é precária e a pessoa sente dificuldade para respirar. Embora a pessoa ansiosa compreenda logicamente que suas reações são exageradas, não consegue controlá-las.
Outros sintomas incluem irritabilidade, fadiga constante, fobias, obsessão, pensamentos catastróficos, preocupação excessiva e tensão muscular, insônia, entre outros. O transtorno de ansiedade se manifesta de maneiras tão variadas que pode originar outros, como a Síndrome do Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Sentimento de ansiedade
Já o sentimento de ansiedade aparece quando se enfrenta situações dificultosas. Apesar de serem desagradáveis, as sensações de desconforto oriundas desta apreensão são passageiras.
Os sintomas englobam taquicardia, tremores, sudorese nas mãos ou em outras partes do corpo, gagueira, nervosismo e pensamentos negativos. Os fatores determinantes são a intensidade e a duração. O sentimento se dissipa após o desaparecimento do objeto da perturbação e está associado a situações específicas.
Cada um possui suas próprias limitações, por isso, essas situações podem ser diferentes para cada pessoa. Por isso, não devemos julgar ou subestimar alguém que afirma estar ansioso diante de um cenário o qual consideramos normal, mas, sim, oferecer palavras de conforto.
Como controlar a ansiedade no dia a dia
Tanto para quem sofre com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada quanto para pessoas ligeiramente ansiosas é imperativo adotar mecanismos para controlar a ansiedade. Afinal, quem gosta de sentir todas as sensações negativas que a acompanham?
A chave para que as dicas funcionem de verdade é a repetição. Tentar uma vez não é o suficiente e não vai fazer a ansiedade desaparecer milagrosamente. Você precisa desenvolver hábitos positivos através da reeducação do cérebro.
Pode soar complicado, mas está longe disso! As nossas dicas podem ser rápida e facilmente incorporadas no seu cotidiano. Confira-as abaixo.
Treine a respiração profunda
Respirar profundamente é um conselho antigo. Quando inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, nosso cérebro compreende que podemos (e devemos) relaxar. O efeito é quase imediato.
No entanto, pode ser difícil combater a respiração ofegante em situações estressantes ou de raiva exacerbada mesmo respirando fundo. Isso acontece porque a respiração profunda também é treino. Ela se torna mais eficiente com o tempo de prática. Somente dois minutos diários de treinamento são necessários para o seu corpo aprender a se acalmar imediatamente.
Faça técnicas de relaxamento
Após um expediente cheio, procure uma música relaxante, desligue as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente. Não pense no trabalho, nos problemas, nas pendências. Concentre-se apenas em sua respiração e na música. De preferência, use fones de ouvido para aprofundar o relaxamento. Repetindo essa curta sessão de relaxamento diariamente, você logo sentirá menos ansiedade.
Pode parecer uma prática estranha à primeira vista, especialmente se você está acostumado a chegar em casa e ir direto para frente da TV. Porém,momentos de silêncio como este são importantes para a nossa saúde mental.
Pratique atividades físicas
É mais do que confirmado que movimentar o corpo pelo menos três vezes na semana ajuda a controlar a ansiedade, além de agir como prevenção e tratamento complementar para transtornos mentais. A atividade física libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia.
Se você não tem o hábito, tudo bem. Procure uma atividade a qual acredita que irá gostar e persista pelos primeiros dias.