O herdeiro encantado
Esta história russa conta a saga de um comerciante que deixou suas três filhas em casa quando precisou fazer uma viagem de negócios. Ele prometeu a elas que traria presentes exóticos. As primeiras duas filhas pediram novos casacos, enquanto a filha mais nova fez um desenho de uma flor e entregou ao pai.
Em suas viagens, o homem comprou os casacos, mas não conseguia achar de forma alguma uma flor parecida com a que a filha havia desenhado. Até que, quando já estava perto de casa, ele avistou um castelo com muitas dessas flores em volta.
Empolgado, o homem foi colher uma flor, mas foi surpreendido por uma cobra monstruosa que apareceu diante dele. O comerciante implorou por piedade e só foi libertado depois de prometer que faria da filha mais nova a esposa da cobra
Quando voltou para casa, a filha mais jovem foi a primeira a ver o pai e voluntariamente foi ao castelo com ele. Durante o dia, a construção estava totalmente vazia, mas a cobra aparecia ao final de todas as tardes. O primeiro pedido do animal foi o de que a cama da menina fosse colocada para fora de seu quarto, depois, ao lado de sua cama e, finalmente, ela deveria dormir ao lado do animal.
A cobra se apaixonou pela garota profundamente e, vendo que ela sentia falta de sua família, permitiu que ela fosse visitar seu pai e suas irmãs com a condição de que voltasse para casa ao final do dia. Quando a garota chegou em casa, suas irmãs sentiram inveja da felicidade da mais nova e a forçaram a ficar lá, fingindo choro com a ajuda de cebolas, que elas esfregavam em seus olhos. Quando retornou ao castelo, a garota encontrou não a cobra, mas um príncipe muito bonito, morto de tristeza. Fim.