O Conhecimento é a chave para liberdade

35 2 0
                                    

                    A princípio, importa introduzir a definição de Conhecimento, como sendo, do latim cognoscere, ou mero ato de conhecer/experimentar, por meio da inteligência ou da razão. Isso significa que, quando passamos a conhecer o nosso mundo interno (subjetividade) e externo (físico), torna-se o objeto entendido e, assim, memorado. Ou seja, primeiro deve-se conhecer para que depois se tenha o conhecimento,  não podendo simplesmente deixar de entender, mas, sim, torná-lo eventualmente esquecido ao longo do tempo.

                    Para compreendermos melhor a tônica apresentada é imprescindível diferir Conhecimento e Sabedoria.

                    O primeiro, como já explicado, refere-se ao ato de conhecer por meio da lógica, enquanto o segundo utiliza desta para relacionar o que convém e o que não convém, fugindo da logística.

                    A palavra ''sabedoria'' provém do grego sophia e significa "inteligência plena", isto é, excelência mental no sentido mais pleno. Em outros termos, a sabedoria também consiste justamente no fato de manter o equilíbrio diante do inesperado. Nesse sentido, entender que ingredientes infalíveis não existem, que estratégias perfeitas são ilusões, que caminho seguro oferece perigo, que certeza absoluta não é garantia de nada são aspectos concernentes a ela.

                    Pondere-se que o ''Conhecimento é saber que um tomate é fruta, enquanto que a Sabedoria é saber que não se deve usar um tomate em uma salada de frutas''.

                    Superada a fase de definições, é nos dizeres do médico cardiologista e escritor, Enéas Ferreira, que''Só o conhecimento liberta o homem. O dado mais importante que separa o ser humano de todos os seus irmãos é o conhecimento''.

                    Como visto anteriormente, só o conhecimento é capaz de libertar-se das algemas em que o próprio ser humano é aprisionado. Então, unificando-o à sabedoria, a busca de liberdade transfigura-se um conhecer constante, além do que a razão e a lógica se encontram. Com isso, a inteligência ajuda a vencer uma discussão, enquanto que a sabedoria ajuda a nunca se meter em uma. Por isso que a Sabedoria e o Conhecimento são vertentes que se complementam, mas que não necessariamente dependentes entre si.

Um Breve Estudo da Teologia e do ConhecimentoOnde histórias criam vida. Descubra agora