Por que existe o sofrimento?

2 0 0
                                    

                    Ora, todos nós já sofremos alguma vez com um sentimento ruim, até uma dor que aparenta, muitas vezes, consumir a alma enquanto estamos fracos espiritualmente e fisicamente. Mas, por incrível que pareça, Deus tem comprazo àquele que sofre. Veremos com prioridade mais a adiante.

                    Assim, transcreve-se abaixo o poema ''O mal e o sofrimento'' de Leandro Gomes de Barro:

''Se eu conversasse com Deus

Iria lhe perguntar:

Por que é que sofremos tanto

Quando se chega pra cá?

Perguntaria também

Como é que ele é feito

Que não dorme, que não come

E assim vive satisfeito.

Por que é que ele não fez

A gente do mesmo jeito?

Por que existem uns felizes

E outros que sofrem tanto?

Nascemos do mesmo jeito,

Vivemos no mesmo canto.

Quem foi temperar o choro

E acabou salgando o pranto?''

                    Nesse trecho, impõe-se a indagar sobre algumas questões que podem ser formuladas tanto pelo ateu quanto pelo cristão. Isso coloca em questão a própria insistência de Deus ao se perguntar: por que uns sofrem mais que outros se viemos da mesma carne e lugar? Quem foi o responsável que agravou tanto o sofrimento alheio? E Por que precisamos sofrer tanto para que sejamos salvos e obtenhamos o Galardão? Seria um tipo de maldição que o homem passou a ter a partir do momento em que o pecado tornou-se parte de si? É como se Deus criando a vida errasse ao acrescentar um detalhe que causaria um desastre profundo na humanidade.

                    Há um personagem muito apreciado na Bíblia quando se fala em sofrimento. A história de Jó relata um homem justo que desviava cuidadosamente de ações que transgrediam as leis de Deus. Um homem completamente inocente, mas, como todos nós, ele tinha suas fraquezas (Marcos 14:38). Enfim, perderam-se tudo: família, riqueza e saúde. Entretanto, nem por isso acusou o Deus que ele servira. Foi por essa razão que o Senhor permitiu que o caráter de Jó fosse testado para ver sua confiança nEle em meio a muitos infortúnios.

                    O relato de Jó está nas Escrituras para ajudar às pessoas justas quando passadas por experiências desanimadoras e severas, e, assim, aprender a confiar em Deus com paciência, enquanto esperam a solução de seus problemas.

                    Em suma, sofremos por diversos motivos, não só por causa dos pecados, mas porque o Senhor sabe que podemos vencê-los.

                    Em verdade, Deus conhece o nosso fardo - Ele nunca concederia a cruz sabendo que nós não a suportaríamos.

                    Portanto, sem sacrifícios não há vitória!

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Aug 11, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Um Breve Estudo da Teologia e do ConhecimentoOnde histórias criam vida. Descubra agora