A expressão dos três deixou claro para o alto clérigo que nenhum deles fazia ideia do que estava falando. Levantou-se e começou a selecionar alguns pergaminhos e abrir livros que estavam com as páginas marcadas. Acendeu duas velas e um cachimbo, ideia que Fulin achou muito inteligente. Abrindo sua mochila o Anão retirou uma pequena caixa onde guardava seus charutos e pegou um. Enquanto fazia isso, o alto clérigo virou-se para o grupo e começou a falar:
– Tendo em vista que não conhecem nada sobre a profecia, imagino que deva ser melhor explicá-la, para que tenham ideia da situação em que estão se envolvendo. – O alto clérigo pausou um pouco e deu uma longa suspirada. – Tenho certeza de que os senhores sabem que é possível para uma pessoa, espiritualmente em harmonia, conseguir, por meio de preces e fé, visualizar acontecimentos do futuro em sua mente. Não é algo simples de se conseguir e, geralmente, falta coerência entre as visões, exigindo grande interpretação.
– Divinação ou algo parecido com isso. – Mencionou Arzael.
– Exatamente. – Completou Wallwick. – E também acredito que reconhecem que os deuses, quando lhes convêm, aparecem em nossos sonhos ou nos enviam sinais como forma de nos alertar para eventos futuros. – Dando uma longa pausa, o clérigo verificou seus escritos. – Como muitos sabem, ver o futuro pode ser algo muito prejudicial, uma vez que a maioria das pessoas fica tão obsecada em evitar os eventos que podem ocorrer que apenas garantem que eles ocorram. É um tanto complicado de explicar, mas, enfim, é como alguns ciclopes, que são dotados com a maldição de ver a própria morte. Sua vida se torna uma longa espera por aquele momento e quando finalmente chega, é quase como uma bênção para eles.
– Sempre acreditei que prever o futuro pode ser uma arma poderosa. Afinal, é possível que, por exemplo, sabendo que morreria em Alenthur, eu não pisaria neste local novamente. É possível evitar o destino se souber dele com antecedência. – Disse o Anão enquanto tragava seu charuto e soltava círculos de fumaça no quarto.
– Talvez, meu amigo. Mas pode ser que a vida lhe coloque em uma encruzilhada que lhe obrigue a ir ao local em que saiba que irá morrer. Tudo, na realidade, depende do que acredita. Caso ache que destino é algo inventado por supersticiosos ou pessoas que não sabem explicar os motivos de sua sorte ou azar, então não acho que faria muita diferença. – Wallwick parou para fumar um pouco e logo voltou a falar. – Por outro lado, se acredita que uma força maior move suas ações e, com isso, acha que seu futuro está determinado, então saber quando será a sua morte pode ser algo poderoso demais para lidar. No fim, acredito veementemente que não sermos capazes de ver o futuro é uma gentileza dos deuses. Não se iluda quanto ao poder que ver o seu destino pode lhe trazer, pois aqueles que sabem como vão morrer dariam tudo para serem ignorantes neste sentido.
– Bom, nunca gostei muito deste tipo de assuntos, fico com dor de cabeça e, com certeza, Gunthar também fica. – Disse o Anão.
Assim que o Meio-Ogre ouviu a menção de seu nome voltou a prestar atenção na conversa. Tinha desistido há algum tempo, pois eles estavam falando de assuntos que na visão dele não tinham sentido de serem discutidos. Se alguém precisasse de ajuda, ele iria oferecer e pronto.
– Mas, o que é que ver o futuro tem a ver com essa tal profecia? – Questionou Arzael, que ainda se encontrava em pé.
– Tudo. – Calmamente disse o alto clérigo. – Imagine que os senhores fossem capazes de prever o que vai acontecer com as pessoas ao seu redor e saber que, ao dizer isso, o futuro mudaria. Isso eliminaria o que nós chamamos de destino, pois seria possível ver todas as opções até conseguir escapar de qualquer situação, não?
– Imagino que sim, mas acho que levaria certo tempo para conseguir analisar todas as opções. – Respondeu o guerreiro.
– Acho que eu seria o guerreiro mais poderoso do mundo. – Falou rindo o Anão. – Melhor ainda, enriqueceria muito fácil, afinal ia saber sempre em quem posso confiar e como conseguir descobrir segredos sujos dos poderosos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aislim - A Visão Eterna
FantasiaQuem enxerga o futuro, é capaz de mudá-lo. Uma antiga profecia se realizou, trazendo ao mundo uma criança capaz de ver e mudar o destino de todas as pessoas. Uma corrida acirrada para conseguir controlar a detentora deste dom se iniciou entre divers...