Smash It

263 23 2
                                    




Não muito tempo depois, Sherlock encontra John em uma caçamba.

Sentado no hospital, ao lado da cama de John em uma cadeira de plástico ruim e esperando para ouvir que eles podem ir para casa, Sherlock pensa nos últimos dias. Ele precisa encaixar os eventos, sentimentos e processos de pensamento em seus espaços adequados, entender melhor o que aconteceu. Executar um diagnóstico em seu disco rígido. Se ele não fizer isso, muito provavelmente seu cérebro vai vibrar completamente fora de sua cabeça com o estresse de tudo isso.

Por exemplo, ele é um homem capaz de resistir a muitas coisas que as pessoas normais consideram intoleráveis. Insônia e fome, por exemplo, ele gosta bastante. Eles aguçam sua mente, e o estômago vazio é como uma âncora, lembrando-o de se manter puro, focado e lúcido. Ele não dormiu durante os dois dias em que estava procurando por John, e também não comeu. Essas não foram dificuldades. Mesmo assim, aqueles dois dias foram os piores de sua vida, apesar de ele ter um problema, e nada menos que um problema excitante, um caso para trabalhar. Sem John, tudo voltou a ser como era antes de John existir. Ninguém para ficar ao lado dele enquanto todos os detalhes do mundo uivavam em seu rosto, e ninguém para distraí-lo do uivo do mundo dentro de sua cabeça também.

E se Sherlock tivesse sido submetido a um único dia a mais disso, ele poderia ter rastejado para fora de sua própria pele.

Tudo isso faz todo o sentido. Era de se esperar, realmente, ele supõe. Ele quer John, precisa de John, não pode tolerar o mundo sem John. É totalmente egoísta, e isso é bastante característico. Tudo bem.

Mas o que diabos era o outro sentimento, a sensação de saber que John estava sofrendo, era como um grito constante em seus próprios ouvidos, por razões completamente altruístas. Quase caridosos. Pelo menos, ele imagina que é assim que a caridade pode ser, para uma aberração. Mesmo quando ele está sendo implacável consigo mesmo, como sempre é.

E também não foi uma descoberta útil saber que, quando você tem simpatia pela vítima, quando está imaginando o que pode estar acontecendo com aquela pessoa, você é menos eficaz. Menos rápido, menos brilhante, menos consciente. Isso o fez sentir-se culpado ao ponto de sentir náusea enquanto estava acontecendo, e então ele estava em uma parte completamente diferente de Londres quando Donovan atirou no bastardo que ele estava pensando em torturar até a morte. Ela estava em Spitalfields. E ele estava em Norwood, seguindo as pistas que o levou a caçamba.

Ele não vai conseguir tantos problemas com Donovan no futuro, Sherlock pensa. Porque quando ele finalmente encontrou John na caçamba e tentou acordá-lo, Donovan olhou para ele com muita atenção, até que de repente ela não olhou mais para ele e disse a todos os outros policiais para se foderem e fazerem algo útil enquanto olha direto para Anderson. Isso foi inesperado. E Lestrade provavelmente teria ficado mais surpreso com isso se não estivesse ao telefone com o 999. Mas ele perdeu. Ele também perdeu a conversa entre Sherlock e Donovan no momento em que a ambulância estava chegando.

"Deveria ter sido eu," Sherlock disse cortante.

"Sim, talvez," ela admitiu, sua voz estranhamente gentil. "Mas não teria sido legítima defesa se fosse você, seria? E ei ... pelo menos eu não decepcionei John. Achei que você ia gostar dessa parte."

Sherlock foi embora. Ela poderia ter acrescentado, baixinho: "Nem te decepcionar, vamos lá." Mas como ele não se importava, não lhe ocorreu descobrir com certeza.

No hospital, no pronto-socorro e agora em uma enfermaria, John parece completamente errado. Suas cores se perdem sob a iluminação fluorescente ruim. Suas cores já estão suaves o suficiente sem ajuda. Agora ele parece um filme mudo, e Sherlock odeia. E ele está mais cinza de qualquer maneira, por causa das drogas, e há quanto tempo ele ficou preso em uma porra de lata de lixo, e ele parece muito menor do que ele realmente é em uma cama de hospital. Sherlock realmente não pode suportar o quão pequeno ele parece e quão cansado, apenas um conjunto duplo de olheiras e sua pele pálida como papel sob o leve bronzeado do deserto. John está limpo agora, e ele está bem, ele não sofrerá os efeitos finais dessa provação, mas Sherlock está convencido de que eles provavelmente estão arruinados de qualquer maneira. Ele se sente arruinado. Ele se sente pior do que isso.

The Death and Resurrection of the English LanguageOnde histórias criam vida. Descubra agora