Depois de uns 20 minutos, a minha médica me liga e pede para que eu vá para o consultório. Fico assustada e pergunto o que aconteceu, mas ela não me fala e pede que eu retorne. Chamo Nando que está no quarto e vejo que ele também está preocupado. Pego a bolsa, as chaves saímos. Chegamos lá ela já nos aguardava, e pede para entrarmos e sentarmos.
- O que aconteceu para nos chamar aqui? - Falo nervosa mexendo com as mãos sem parar.
- Eu estava olhando o seu ultrassom e passou um detalhe despercebido que não falei para vocês. - Diz ela.
- Fala logo Drª. O que aconteceu? Alguma coisa grave com meus filhos? - Falo chorando.
- Calma não é nada grave! Seus filhos tem uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Também conhecido comotrissomia 21.
- Como assim Drª? Não entendi! - Diz Nando.
- Vocês já ouviram falar da Síndrome de down?
- Sim, um pouco.
- Quer dizer que meus filhos tem essa doença? - Falo chorando mais ainda.
- Calma amor! - Fala Nando.
- Bom, não é exatamente uma doença. Alguns podem ter alguns problemas, mas nem todos. Crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa
doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar, e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio, e a participação social. Vocês precisam dar muito amor e carinho, elas são crianças muito carinhosas e precisam de muita atenção. Essa notícia sempre causa um impacto para as famílias, isso acontece quase todos os dias nesse consultório. Vocês só precisam de um tempo para aceitá-los do jeito que são, e adaptar-se às suas necessidades especiais.
- E como podemos saber se eles são saudáveis? - Pergunto aos soluços.
- Bom, pelos os ultrassom que já foram feitos,aparentemente eles estão todos bem. Entretanto, podemos fazer um mais avançado, o ultrassom morfológico fetal, para avaliar a translucência nucal, e também vamos fazer exames de amniocentese.
- E quando podemos fazer esses exames?
- Agora mesmo! Vamos lá?
Vamos direto para outra sala, e a ficha ainda não caiu. Seja o que Deus quiser! Vou ama-los e cuidar do mesmo jeito. Começa os exames e a ansiedade só aumenta, por mais que eu tente me controlar não consigo. Só faço chorar, chorar e chorar. Termina os exames e tudo é comprovado, mas são saudáveis. Não tem nenhum problema.
Voltamos para casa e não falo nada. Nando tenta conversar e eu não respondo, acho que tenho que ter um tempo só para mim. Eu preciso desse tempo para pensar melhor. Chego em casa, me jogo na cama e começo a pensar como vai ser depois que eles nascerem. Se pelo
menos fosse um, ficaria mais fácil. Meu Deus! Tira esses pensamentos da minha cabeça, e vou ama-los da mesma forma.
Nando interrope meus pensamentos.
- Vida! Sei que está abalada com a notícia, mas Deus só dá o frio conforme o cobertor. Ele sabe que nós somos capazes de superar tudo isso, e muito mais. Juntos nós podemos tudo. - Diz beijando e me abraçando.
- Desculpa por tudo amor! Eu sei que vai está sempre ao meu lado, eu te amo.
- Eu também amo vocês três! E agora ainda mais. Agora desmancha essa carinha triste, põe um sorriso no rosto e vamos comprar o enxoval. Quero participar de tudo. Você já pensou como vai ser o quarto? – Pergunta tentando me animar.
- Bom eu pensei em um tom creme. O que acha?
- Gosto muito da cor creme, e também vai ficar unissex. E o enxoval?
- Para a menina tudo lilás, e o menino azul. O kit berço do menino vai ser da cor do quarto só que com o ursinho Teddy, e da menina vermelho com bolinhas brancas. Já até vi em uma loja. Vai ser fácil comprar! Estou tão feliz agora, obrigada amor. Poderíamos ir agora, o que acha?
- Boa ideia! - Diz ele me abraçando forte e beijando.
Depois de um banho, escolho um vestidinho branco com uma fita vermelha um pouco acima da minha barriga, sapatilha também vermelhas com um laço e alguma pedrinhas sobre ela. Prendo o cabelo em um rabo de cavalo, uma make básica e estou pronta. Nando coloca
uma calça jeans, um tênis branco (é o preferido dele), e uma camisa preta com branco, e lá vamos nós para as mais diversas lojas...
Boa noite amores mais um caítulo para vocês ,espero que gostem e não esqueçam as estrelinhas e os comentários amo ler cada um .
Lembrando que tem um grupo do livro no face é só me adicionar lá .
Bjos e boa leitura .
YOU ARE READING
Sobrevivência: Quando a vida nos surpreende
RomancePaola Guimarães tem tudo o que uma jovem de 28 anos poderia ter,uma linda casa no Rio de Janeiro , um bom trabalho, um carro luxuoso, amigas para todas as horas e um noivo mais que perfeito. Porém, uma trágica notícia deixa sua vida perfeita d...