R: Bom, primeiro eu quero dizer que é um prazer conhecer vocês. – Disse, olhando para madrinha e afilhada. – Segundo, que Maria Júlia, agora eu vou na sala conversar um pouco com a sua mãe. – Rafa se agacha para ficar na visão dos olhos de Maria Júlia.
MJ: Mas, essa é a minha Dinda, não é minha mãe. – Rafaella olha para Bianca Venturotti, que sorri amarelo, para psicóloga.
R: Ok, então. Agora eu vou conversar um pouco com a sua Dinda, ali numa sala bem legal, que depois você vai conhecer. Está vendo aquela porta ali, é uma brinquedoteca, e aquela tia ali. – Aponta para secretária. - Vai ficar de olho em você... Qualquer coisa chama, só pedir pra ela te levar na sala. Tudo bem? – Perguntou estendendo a mão no ar, fazendo "hi, five" e Maria Júlia fez o mesmo, concordando.
Rafaella e Venturotti, seguiram pelo corredor da clínica, um pouco extenso, em silêncio até chegar à sala da psicóloga. Ela atendia em duas salas, uma totalmente decorada para atender crianças, enquanto, a que ela entrou com Bianca, era apropriada para atendimento de adolescentes e adultos. A sala tem uma poltrona próxima a uma mesa, um sofá, dois puffs e uma outra poltrona, tudo bem harmonioso, decorados com algumas plantas.
R: Bom, pode ficar à vontade e se sentar, onde achar melhor. – Rafaella pegou uma prancheta e se sentou na poltrona próxima a mesa, com um notebook. Enquanto Venturotti, se acomodou no sofá. – Vou me apresentar novamente. Eu sou a Rafaella Kalimann, a psicóloga que vai fazer o processo de avaliação psicodiagnóstica, com a Maria Júlia. - Falou serena para B2. - Eu quero esclarecer, talvez um erro da minha secretária que é nova. A outra entrou de licença maternidade essa semana, e a Priscila, está cobrindo. Acredito que quando a mãe da Maria fez o contato com a gente, ela não explicou direito que nesse primeiro momento eu faço uma entrevista inicial com os pais, antes de avaliar a criança.
B: Realmente, ela não explicou direito. Então, a gente achou que você ia já começar com ela. Aliás, não entendi essa questão da avaliação, não é terapia? – Ela perguntou confusa.
R: Vou te explicar. A escola da Maria mandou um encaminhamento para gente, onde anexamos a ficha dela. Então, nesse primeiro momento vamos fazer uma avaliação psicodiagnóstica. Aí, você vai me perguntar no que consiste essa avaliação - Rafaella gostava de deixar tudo muito bem claro como tudo iria funcionar. - Então, o psicodiagnóstico é composto de começo, meio e fim. No começo existe a entrevista inicial, que são com os pais e responsáveis do menor, que pode durar mais de uma sessão, o que vai acontecer com você nesse caso, já que a mãe não veio. – Rafaella olhou, bem nos olhos de Venturotti, com uma cara indecifrável. O suficiente para deixar a publicitária, irritada. Pois, se sentiu pressionada, pela fala da psicóloga. Dessa forma, resolveu se adiantar, interrompendo Rafaella.
B: Olha, a mãe dela tá numa reunião importante do trabalho dela. Não pôde vir hoje, mas ela virá. – Internamente pensou: "Nem que seja arrastada".
R: Pode ficar tranquila, Bianca. Como o seu nome também é Bianca, eu também confundi e achei que era a mãe. Você convive bastante com a Maria Júlia?
B: Sim, bastante. Eu praticamente moro com ela porque eu ajudo bastante a Bia com a Maju. – Falou, saindo um pouco da defensiva.
R: Ótimo. Assim, para não dar viagem perdida, vou terminar de explicar o processo para você e fazer algumas perguntas.
B: Tudo certo.
R: Como eu tava dizendo, a fase das entrevistas é a parte inicial, junto com a observação lúdica. Depois, a partir do material analisado, nessa primeira fase, entramos na fase dos testes psicológicos. Esse é o meio do processo, onde vamos usar os testes para confirmar ou não as hipóteses levantadas e outras informações que eles podem trazer. E por fim, temos as devolutivas sobre o que foi analisado em todo resto do processo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reencontrar
FanfictionOs reencontros mais bonitos da vida são quando nós mesmos nos visitamos. Indo ao encontro dos nossos sonhos mais genuínos e do que a vida se fez perder pelo caminho Então, quando o destino se encarrega de trazer alguém do passado, que te marcou tão...