Para fazer uma poção, não só se precisa de instrumentos mas também de conhecimento básico sobre o que é uma poção e suas diferenças uma das outras. Então vamos lembrar o quê é uma poção: Líquido (as vezes mais sólida) que se tem coloração, cheiro e gosto a partir de ingredientes com cada efeito se juntando em somente um só. Depois de refrescar um pouquinho a sua memória, vamos ler sobre as suas diferenças FÍSICAS uma das outras, ou seja, iremos ler sobre as diferenças de textura de cada poção. A divisão sobre poções será dividida em duas partes: Divisão fisíca e de divisão de consumo.
Divisão física é a divisão com base na matéria física de da poção:
PASTA
Usamos este nome quando a poção é mais física do que o normal, uma espécie de poção pastosa, como se fosse uma gelatina. Poções assim não se classificam para as poções ingeridas, pois pode causar algum tipo de dano físico interno na pessoa. A pasta é mais usada para se colocar em contato físico com a pele ou dentro da boca por controle do usuário.
ESSÊNCIA
Quando focamos no ingrediente principal e o tornamos como se fosse o "centro das atenções". Essência se usa um ingrediente principal para aumentar o seu efeito com outros tipos de ingredientes, mas sempre focando no principal. Um exemplo é a poção de Essência Aromática, que se usa uma erva ou planta para se ter o cheiro da poção.
ELIXIR
Ingredientes não sendo totalmente dissolvidos na poção. Digamos que se o ingrediente for dissolvido, o seu efeito também se vai, então o Elixir sempre tem algum pedaço sólido boiando entre o líquido da poção. Para fazer um elixir não se deve ferver de menos, pois não poderá ser ingerido, e se for muito o efeito se perderá, se deve estar no ponto para uma poção potente.
SOLUÇÃO
Agora é ao contrário, ao invés de estar no ponto, se deve estar bem esquentado e bem dissolvido para que todos os ingredientes se formem uma solução. Uma solução fria pode ser um desastre se for ingerida, então cuidado, sempre leia bem a receita para não fazer errado.
POÇÃO
Poção é uma forma comum de se fazer o que é obvio, uma poção. Poção é o termo usado para que todos os ingredientes se combinam seus efeitos para que se formam um efeito só. O termo "poção" será usado em todo o livro, ou seja, qualquer tipo de mistura que é considerada poção irá ser usado o termo. Uma grande diferença de poção para Elixir é que na poção, o fogo é usado lentamente e na medida certa para que todos os ingredientes sejam dissolvidos.
A divisão de consumo é uma divisão que com base de informações do consumo de poções está formando uma classe para cada tipo de consumo, ou seja, se ela for inalada terá uma classe para as poções inaladas:
INGERIDAS
O nome já fala tudo, ingerir significa tomar, engolir pela boca. A maioria das poções são ingeridas, então se você ler algumas páginas deste livro irá perceber isto, elas serão preparadas para serem bebidas.
INALADAS
Na maioria são poção que possuem um cheiro, e na maioria são drogas respiratórias que podem fazer bem para a saúde, como por exemplo a essência aromatica, coloque menta nela e comece a cheirar, irá perceber que seu nariz estará bem melhor.
PASSADAS
Poções de estado sólido (não totalmente, a pasta) que se faz contato com a pele ou objeto. São poções que podem ser líquidas e sólidas, mas sempre gelatinosas. Na maioria são poções de cura em forma de curar cicatrizes.
POMADA
São uma grande mistura de poções líquidas com sólidas, formando uma espécie de pomada para se passar na pele ou até mesmo ser ingerida para melhorar danos internos.
RITUALÍSTICAS
Poções que no meio de seu preparo, se fazem grandes rituais. Um exemplo é a poção de mopsus, uma poção que no meio de seu preparo se deve fazer um ritual mágico. Na maioria ela é comparada com a alquimia, mas é uma coisa totalmente diferente. Uma grande diferença dela com as outras é que ela é usada em grande extremo de magia, as outras não.