Fazer uma poção não é só pegar o livro e prepara-la, para se fazer uma poção se precisa de instrumentos, sendo que os instrumentos/Utensílios são como apoio para facilitar as medidas de se fazer uma poção.
BALANÇA DE LATÃO
Usada para pesar ingredientes.
AÇÃO: Aluno pega a balança de latão e pesa 100g de losna.
COPO GRADUADO
Usado para medir quantidades de ingredientes líquidos.
AÇÃO: Aluno pega o copo graduado, enche com 250 ml de suco de romã.
FACA
Usada para picar ingredientes.
AÇÃO: Aluno pega a faca e corta as raízes de margarida.
PILÃO
Usada para reduzir ingredientes a pó. É uma espécie de copo com um pedaço de ferro para amassar o ingrediente lá dentro.
AÇÃO: Aluno pega o pilão e reduz a pó as presas de cobra.
COLHER
Usada para mexer a poção.
AÇÃO: Aluno pega a colher e mexe a poção.
CONCHA E FRASCO
Usada para recolher amostras de poções e se colocar no frasco. O frasco e nada mais do que uma pequena garrafa com boca grossa, que se fecha com uma rolha.
AÇÃO: Aluno pega a concha, pega um pouco de poção e enche o frasco. Depois tampa o frasco com uma rolha.
PANELA
Usada para cozinhar ingredientes e esquentar água. Obviamente, que seria lógico fazer isso no caldeirão. Mas para fazer infusões, por exemplo, isso deixaria o caldeirão sujo. Então, quando uma poção pedir "5 lesmas cozidas" ou "1 infusão de losna", é mais fácil fazer isso na panela e depois jogar no caldeirão.
AÇÃO: Aluno pega a panela e põe o fígado de dragão picado para cozinhar dentro de 500ml de muco de lesma.
RECIPIENTE
É um pote, que é usado para misturar ingredientes antes de colocá-los no caldeirão.
AÇÃO: Aluno põe losna no fundo do recipiente e despeja água por cima.
CONTA-GOTAS
Quando é necessário se por ingredientes líquidos com grande precisão.
AÇÃO: Aluno pega o conta-gotas e acrescenta 5 gotas de sangue de salamandra à poção.
COADOR
Quando é necessário se separar a parte líquida da parte sólida de uma poção.
AÇÃO: Aluno pega o coador e coa sua poção despejando-a em um recipiente.
FUNIL
Ajuda na hora de pôr a poção no frasco. Basta pôr o funil antes de colocar a poção.
AÇÃO: Aluno põe o funil na boca do frasco e despeja a poção de se caldeirão para ele.
FRASCOS
Armazena a poção ou guarda para análises ou armazenamento. Existe frascos de vários tipos: cristal, vidro comum, diamante e entre outros.
RECIPIENTE
Um local para armazenamento de ingredientes ou até mesmo poções. O recipiente pode ser usado como apoio para o Pilão.