Aprendiz

2 0 0
                                    


— Senhor, já vou falar com você, espera só um pouquinho. - E virando-se para Nenê perguntou:

— A senhora está bem? Está machucada? Vê a ficha desse moleque aí! - disse o policial.
— Eu estou bem. Só quero ir embora.

— Senhora, me diga o seu nome.

— Pra quê o senhor quer saber? É Nenê! Esquece isso, foi tudo um mal - entendido...
— Mal - entendido? O seu braço tá machucado...- Dona Nenê não havia notado com toda aquela confusão.
— Ele é só um adolescente! Quando era jovem fiz coisa pior...
O policial estranhou a pressa.
— A senhora conhece o rapaz?
— Não!
— Entendo. Só para finalizar: a senhora, por acaso, tem ficha criminal?
Dona Nenê ficou paralisada.
— Eu já cumpri o que devia com a sociedade.
— Qual é seu nome completo?
— Carmem Silva Santiago.
Enquanto o policial colocava o nome no computador a bordo para pesquisar, perguntou:
— E por que te chamam de Nenê?
— Eu gostava da série "A grande família", por isso eu escolhi esse nome...
— Estou vendo aqui que a senhora tem passagem por estelionato, lavagem de dinheiro e está sendo procurada. Vou precisar levar a senhora para delegacia.
— Mas eu já estou velha!
— Não é o que a lei diz. Entre no carro, por favor.
— Tá vendo o que você fez, moleque!? Qual era o combinado? Era para você ter pego a bolsa e ter corrido, não era para ter ficado parado, seu idiota! É como fazer um grande banquete e não comer! Não aprende nada que eu ensino. - E os dois foram conduzidos para carro da polícia.

— Mas Nenê o que vai acontecer com meus irmãos? - perguntou João.

— Eu não sei...mas agora tá hora de pensar em você mesmo, coisa pior nos aguarda.

Velho HábitoWhere stories live. Discover now