Eles esconderam as roupas ensanguentadas e Nathaniel queimou tudo na noite seguinte. Meredith fingiu estar adoentada enquanto era ele quem apresentava uma febre baixa e se recuperava de uma facada. Ele passou os dias seguintes sendo discreto e voltando mais cedo; o ferimento cicatrizava bem e os hematomas suavizavam. Até que, subitamente, avisou:
— Precisarei passar uns dias em Leeds. Sente-se segura em ficar sozinha?
— Não sei, mas consigo me cuidar. Imagino que esse nosso acerto temporário esteja terminando, então terei de ficar sozinha de qualquer jeito.
Era o suficiente para ele. Nathaniel assentiu e foi buscar algo que estava escondido no meio das coisas dele. Ela franziu o cenho quando ele se sentou ao seu lado e colocou uma pequena arma nas mãos dela.
— É um presente. Precisei testá-la antes — disse ele.
Meredith observou a pequena arma; curta, leve, muito fácil de esconder, mas também ricamente decorada. Era uma pistola feminina e dava somente um tiro, e foi com ela que ele matou o homem.
— Sabe que farei de tudo para não a usar — comentou ela, ainda observando a pequena arma.
— Sim, use apenas se precisar se salvar.
Meredith já havia decidido que jamais conseguiria trabalhar como ele. Porém, como Nathaniel comentara, ainda não havia muitos. Eles precisavam de informantes capazes e espertos. Mas estes também precisavam saber se cuidar, e ela podia ser um bom tipo de espiã. Ainda não se falava muito disso; causava estranhamento aos britânicos a ideia de pessoas treinadas para esse propósito, mesmo com a guerra acontecendo. Mas Nathaniel era um agente secreto do governo.
Oficialmente, essa diferença ainda não existia. Desde 1793, quando foi criada, a Secretaria de Estrangeiros foi assumindo a responsabilidade pelos espiões e informantes. Ela aumentou seu contingente e transformou a espionagem britânica em um abrangente serviço secreto no sentido mais moderno da época. As coisas eram bastante obscuras. Provavelmente, o conde de Liverpool, atual secretário de Estado, não saberia dizer quem era só um espião casual e quem era um agente treinado para isso. Muitas das missões eram feitas por baixo dos panos; documentos eram queimados ou nomes eram escondidos com manchas de tintas.
Não foi à toa que o terceiro duque de Portland, atual primeiro-ministro e secretário de Estado de 1794 a 1801 — um dos períodos mais complicados da espionagem logo após a declaração de guerra —, mandou que, assim que ele morresse, um parente queimasse todos os seus documentos pessoais. E a ordem era para pegar tudo de 1780 em diante.
O nome de Nathaniel não constava em absolutamente nada; Trouville escondia bem seus agentes, especialmente aqueles importantes, que trabalhavam com ele havia anos. Mas ele sabia todos os nomes. Não era uma informação que se conseguia só por ser secretário; era preciso conquistar essa confiança e, se não fosse lidar diretamente com as missões, era desnecessário saber.
No entanto, havia documentos se referindo a coisas que Nathaniel fizera, só que nenhum deles apontava o responsável. Pois ele não podia depor e, até poucos anos atrás, parecia haver julgamentos e enforcamentos por alta traição todos os dias. Nessa época, Nathaniel já estava na ativa. Já Meredith foi devidamente registrada como uma informante e era paga pelo Departamento de
Estado, mas Trouville complementava com um pouco, para ela trabalhar e falar exclusivamente com ele. Nos documentos só apareciam as iniciais dela.Nathaniel partiria pela manhã, e a sra. Bownas já havia estado lá naquele dia. Atualmente, ela havia se tornado leal a eles e quase não contava mais nada do que via ali, mas eles a enganavam bem. Pareciam um casal jovem e sem filhos; Susan Spencer já não era tão inexperiente, e Hugh, seu marido, estava se esforçando para lhe dar mais atenção. A mulher do ferreiro havia comentado que achava que o sr. Spencer havia sido promovido em seu emprego, mas os dois eram muito discretos nesses assuntos. Mal sabia ela que daqui a um tempo ficaria sem a fonte de renda que eram os Spencer. Meredith lamentava antecipadamente por ela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Desilusão do Espião
RomanceVocê tem uma nova missão. Até onde chegará? Num mundo de ilusões e traições, ficar cego de amor pode mudar seu destino ou custar sua vida. Em meio à guerra contra a França e as rebeliões internas do país, ser um espião inglês é um negócio fatal. A...