Já é o terceiro dia consecutivo que tiro para realizar as entrevistas, mas nenhum candidato chamou minha atenção até agora. Estou entrevistando cinco por dia. E está sendo bem cansativo, como havia imaginado. Essa, felizmente, será a última de hoje. Chegou a hora de entrevistar Isabella, e agora saberei se foi uma boa ideia incluir seu currículo na lista. Creio que será só perda de tempo, como os anteriores.
Ouço batidas na porta.
— Pode entrar — digo.
Mantenho a atenção nos currículos dos candidatos de amanhã, que estão em minhas mãos. Ainda faltam dez pessoas. Dois dias de entrevista.
— Com licença, senhor.
Sem olhar para ela, aponto para a cadeira.
— Pode se sentar, por favor, senhorita Isabella.
Coloco as folhas sobre a mesa e me preparo para dar à candidata toda a atenção que ela merece, e então vejo sua mão estendida.
— É um grande prazer conhecer o senhor — ela diz.
Levanto a cabeça para encará-la e me deparo com uma mulher de cabelos loiros e olhos azuis. E um sorriso que ilumina todo o seu rosto. Confesso que fico impressionado com tanta beleza. Ela poderia facilmente estar em uma passarela ou sessão de fotos e não dentro de uma cozinha.
— Me desculpe, Isabella. Hoje foi um dia bem corrido. — Aperto sua mão e me obrigo a sair desse transe. Não é como se nunca tivesse visto mulheres bonitas antes. Pego seu currículo e passo os olhos por ele. — Vejo aqui que não possui muita experiência. Você acha que está realmente qualificada para o cargo? Exijo muito dos meus funcionários, e há um fluxo contínuo de clientes neste restaurante, tão exigentes quanto eu. Por isso preciso de alguém que consiga dar conta de comandar a cozinha com pulso firme, além de, claro, cozinhar com excelência. — Não consigo evitar o tom condescendente em minha voz, e ela parece notar.
Isabella ergue a cabeça, com um ar confiante, mas, por alguns segundos, não diz nada. Recosto-me na cadeira e espero sua resposta; e meu olhar se desvia para as suas mãos. Nenhuma aliança. Então olho para as minhas, que descansam sobre a mesa, e passo um dedo pelo anel dourado que, anos atrás, selou minha união com Alícia.
— Não tenho muita experiência comprovada em carteira, senhor, mas pode ver em meu histórico que estudei nas melhores escolas de Gastronomia de São Paulo — ela diz, e percebo que encara a minha aliança antes de voltar a atenção para o meu rosto. — Cozinho desde os catorze anos. E meus estudos estão sendo pagos com o suor do meu trabalho. — As palavras "estão" ecoa em minha mente. Ela ainda está endividada. — Então a resposta à sua pergunta é sim. Me acho qualificada para trabalhar aqui. Se o senhor me der uma chance de provar minha competência, serei muito grata.
Fico impressionado com o seu tom de voz. Em nenhum momento a sua confiança fraquejou, nem pareceu intimidada. Isabella é diferente. E tem a postura de uma verdadeira líder. O que custa lhe permitir mostrar do que é capaz?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma nova chance para amar
RomansaCOMPLETO NA AMAZON Quando Matheus Oliveira perdeu sua esposa em um trágico acidente, três anos atrás, toda a sua vida pareceu perder o sentido e seus dias agora se resumiam a trabalho e mais trabalho; sem família, sem amigos, sem ninguém que pudess...